Ricardo Nunes: ‘Queremos que o governo federal faça uma intervenção na Enel’

ricardo-nunes3A-queremos-que-o-governo-federal-faca-uma-intervencao-na-enel

O prefeito Ricardo Nunes, em entrevista ao Jornal da CBN, expressou a preocupação com as consequências do vendaval que atingiu São Paulo. Ele destacou a pressão exercida pela prefeitura para que o governo federal intervenha na Enel, empresa que não tem conseguido atender às demandas da cidade de forma eficiente. Nunes questionou a capacidade da empresa de lidar com eventos climáticos adversos e afirmou a necessidade de sua saída de São Paulo.
Profissionais da prefeitura trabalham para remover árvore caída na avenida 23 de Maio, em São Paulo — Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil Segundo Nunes, a informação fornecida pela Enel de que 1,5 mil equipes estão trabalhando para resolver o problema na capital paulista é falsa. Menos de 40 veículos estavam circulando pela cidade no momento. Dados das placas dos veículos apresentados pela empresa não correspondem com veículos circulando na cidade, conforme verificado no SmartSampa.
Ricardo Nunes notificou a Enel e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Procuradoria-Geral do município. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, enviou um ofício à Aneel relatando a falta de energia em larga escala após a ventania em São Paulo. Ele criticou a demora no restabelecimento do serviço e defendeu que a concessão não seja automaticamente renovada, devido à falta de garantias quanto aos investimentos necessários para modernizar a rede.
O estado tem alertado a Aneel e o Ministério de Minas e Energia sobre a fragilidade do sistema. Tarcísio ressaltou a importância de evitar a repetição de problemas a cada evento climático e criticou a postura do ministro Alexandre Silveira, que associou as cobranças por melhorias na Enel a questões políticas. Moradores de Diadema, na Grande São Paulo, denunciaram um suposto pedido de propina por funcionários da Enel para religar a energia na região. A Polícia Militar apura o caso e conduziu os envolvidos para registro da ocorrência.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp