Rio: chuva continua neste domingo, 3, após temporal que deixou mortos e desaparecidos

Chega a 14 mortes e 5 desaparecidos o número de vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro neste sábado (2). O temporal desalojou famílias e causou estragos em diversas cidades. Bombeiros estão em Angra dos Reis realizando buscas por pessoas afetadas por um deslizamento de terra. A previsão é de mais chuvas hoje, domingo (3), assim como ocorre desde sexta-feira à noite.

Os  óbitos foram registrados em Paraty e em Angra dos Reis. Na capital houve registros de alagamentos e acionamento do estágio de atenção, o terceiro de cinco para ocorrências que podem pôr em risco a segurança das pessoas. A população está sendo assistida e recebendo doações.

Uma mudança brusca no tempo com a  chegada de umidade  no litoral do estado se chocando a massa de ar quente foi o motivo do grande volume de água que bateu recorde para 48 horas em alguns municípios. Alguns trechos da BR-101, a Rio-Santos, na região tiveram que ser interditados.

As características geográficas, como montanhas e serras, dificultam a atuação das equipes de salvamento e resgate. Um helicóptero está sendo usado para o trabalho já que algumas localidades estão isoladas e não é possível acessar por terra nem mar. Para minimizar os impactos da tragédia, o governador Cláudio Castro criou um gabinete de crise, com a participação de várias secretarias.

Riscos

O  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso hoje informando há risco de mais alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios para o Rio e também para São Paulo e Minas Gerais.

Eles orientam a população das áreas de risco a observarem alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e obterem mais informações junto à Defesa Civil  e ao Corpo de Bombeiros, se necessário.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro está preocupada com a possibilidade de mais chuvas em Petrópolis e enviou mensagens de celular com alertas para a população. Há dois meses, chuvas torrenciais afetaram a cidade e causaram 233 mortes, além de centenas de moradores sem casas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos