O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu, por uma ampla maioria de 48 votos a favor, 1 contrário e 1 em branco, que o Rio de Janeiro e Niterói serão os representantes do Brasil na disputa pelos Jogos Pan-Americanos de 2031. Essa escolha foi confirmada em uma assembleia realizada nesta quarta-feira, onde foi destacado o histórico esportivo dessas cidades, que já sediaram eventos como o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016. Um vídeo exibido na abertura do evento ressaltou a importância do Rio e de Niterói nesse cenário esportivo, destacando conquistas, como as medalhas na vela, que fazem de Niterói a cidade com o maior número de medalhistas do Brasil.
O apoio do presidente Lula e dos governos federal, estadual e municipal foi ressaltado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ele afirmou que todas as esferas governamentais estão engajadas na candidatura e garantiram que o evento será planejado com excelência, seguindo o legado de eventos esportivos anteriores. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também destacou a importância dos investimentos em infraestrutura pública e parcerias público-privadas para garantir o sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2031.
Para Neves, os jogos de 2031 serão uma oportunidade de mostrar o avanço nas áreas estratégicas das cidades, além de deixar um legado positivo para os atletas e a população em geral. Com a união de esforços das autoridades locais e a experiência prévia na organização de grandes eventos esportivos, a expectativa é de que a candidatura do Rio e Niterói se destaque na disputa pela sede dos Jogos Pan-Americanos.
Além dos aspectos esportivos, as autoridades também ressaltaram a importância dos Jogos Pan-Americanos de 2031 como uma oportunidade de promover o desenvolvimento das cidades e fortalecer o cenário esportivo nacional. Com um olhar para o futuro e a busca por um evento de excelência, a candidatura conjunta do Rio e Niterói promete destacar o potencial esportivo e turístico dessas cidades, sob o olhar do Cristo Redentor e de Arariboia, símbolos icônicos desses locais. É um passo importante na trajetória esportiva e de desenvolvimento dessas regiões, que buscam deixar um legado duradouro para as futuras gerações.