Rio de Janeiro lidera inscritos acima de 60 anos no Enem 2025: Histórias de superação e busca por novos horizontes

rio-de-janeiro-lidera-inscritos-acima-de-60-anos-no-enem-20253A-historias-de-superacao-e-busca-por-novos-horizontes

O estado do Rio de Janeiro é o que tem o maior número de inscritos acima de 60 anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, 3.087 pessoas nessa faixa etária se inscreveram para realizar a prova, quase o dobro do registrado no ano anterior, que foi de 1.588 candidatos. As provas estão agendadas para acontecer nos próximos dois domingos.

Dentre os inscritos nessa faixa etária, está Wanda Santos, de 68 anos, residente de Santa Cruz, na Zona Oeste do estado. Após dedicar sua vida à família e ao trabalho, ela decidiu buscar uma vaga no ensino superior e se tornar psicóloga para ajudar pessoas a lidar com o estresse do mundo atual. Para Wanda, uma boa conversa pode curar feridas e aliviar as tensões do dia a dia.

Wanda faz parte de um grupo de candidatos mais velhos que buscam novos horizontes por meio de pré-vestibulares sociais, como o que é realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que oferece aulas gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse mesmo projeto, Domingos Moraes, sapateiro de 64 anos, busca realizar seu sonho de estudar Geografia, mesmo enfrentando desafios de saúde e idade.

Para Domingos, a preparação para o Enem envolve uma rotina intensa de estudos, com o apoio e encorajamento dos professores do pré-vestibular social. Ele se sente preparado para o futuro e está determinado a buscar uma vaga no ensino superior. A experiência de vida desses candidatos mais velhos também é um fator que os ajuda a lidar com a ansiedade pré-exame, pois já passaram por diversas situações de estresse ao longo dos anos.

Wanda, por exemplo, compartilha sua sabedoria e encorajamento com os mais jovens, incentivando-os a nunca pararem de estudar e continuarem buscando conhecimento mesmo após concluírem seus estudos. Aos 68 anos, ela acredita que a educação é um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional, e que é importante manter a mente ativa e aberta para novas oportunidades. A participação de candidatos mais velhos no Enem 2025 demonstra que nunca é tarde para buscar novos desafios e realizar sonhos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp