Press "Enter" to skip to content

Rio fica roxo em Joinville e prefeitura investiga suspeita de crime ambiental

Um vídeo de um rio com a cor da água roxo viralizou nas redes sociais neste fim de semana. O caso ocorreu no Rio do Braço em Joinville, no norte de Santa Catarina. A prefeitura da cidade fez coleta para investigar a suspeita de um crime ambiental.

Através de uma nota, a gestão municipal informou que uma equipe de plantão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi até o local na tarde de sábado, 8, e conversou com os moradores que identificaram a cor roxa.

Foi realizada uma vistoria no rio e identificada a tubulação de onde saía o material. O município continua a investigação para buscar o início da tubulação. Conforme a prefeitura, a ideia é identificar o responsável pelo despejo no rio para que haja uma punição para o criminoso.

Crime Ambiental

Os crimes ambientais são infrações que causam danos ou prejuízos ao meio ambiente, seja por ação direta ou indireta. Estes crimes podem ser cometidos por pessoas físicas ou jurídicas e podem afetar diversas áreas, como a fauna, flora, solo, água, ar, entre outras.

As penas para os crimes ambientais variam de acordo com a gravidade do delito, considerando a extensão do dano causado ao meio ambiente, a intencionalidade do agente e a existência de reincidência. As penas podem incluir multas, prestação de serviços à comunidade, suspensão de atividades, interdição temporária ou definitiva de estabelecimentos, além de penas restritivas de liberdade, como prisão.

É importante destacar que a fiscalização e a aplicação das leis ambientais são fundamentais para a prevenção e repressão dos crimes ambientais, assim como a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente e da responsabilidade de cada um na sua conservação.