Rio Grande do Sul: Servidor de 62 anos rema 700km de Porto Alegre ao Chuí em caiaque

rio-grande-do-sul3A-servidor-de-62-anos-rema-700km-de-porto-alegre-ao-chui-em-caiaque

De Porto Alegre ao Chuí: servidor de 62 anos vai percorrer mais de 700 km a bordo de caiaque

Um servidor público vai percorrer um trecho de mais de 700 km a bordo de um caiaque nos próximos 27 dias. Marcelo Mozzilli, de 62 anos, pretende remar do DE [https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/cidade/porto-alegre/] ao Chuí [https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/cidade/chui/], no extremo Sul do Brasil. A expedição terá início na manhã deste sábado (10), com chegada prevista até 7 de fevereiro.

O planejamento prevê um total de 27 trechos. Serão pelo menos 6 horas diárias de remadas. A viagem será registrada em um diário de bordo. Dos 27 dias, em 14 eu vou estar sem contato com civilização, sem energia elétrica. Todo dia vou fazer um diário de bordo, dizendo quantos quilômetros eu remei”, relata Mozzilli.

A preparação para o desafio inclui uma antena que capta sinal de internet por satélite e carregadores de baterias adicionais. No colete, o remador tem um filtro com ação germicida e bactericida, capaz de transformar qualquer água em potável e segura para hidratação.

A embarcação “Valente” conta com bolsas impermeáveis no bagageiro, compartimento para comida e água, console central com itens de primeira necessidade, como mapa com coordenadas, e uma repartição para acondicionar cordas e elásticos.

QUEM É O AVENTUREIRO

Graduado em Gestão Ambiental e oficial do Ministério Público, Mozzilli faz parte de um grupo de caiaqueiros no Salto do Jacuí [https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/cidade/salto-do-jacui/], onde reside. No ano passado, ele viajou do município da Região Noroeste até a sede do Comando Ambiental, na capital, somando 437 km e 13 dias.

“A ideia [de ir de Porto Alegre ao Chuí] foi crescendo aos poucos. Eu fui fazendo remadas com o grupo, aí foi aumentando a quilometragem”, conta o servidor público. Segundo Mozzilli, entre os objetivos da jornada estão registrar imagens de pontos que sofreram alterações devidos às enchentes de 2024 [https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/1-ano-de-enchente-rs/noticia/2025/08/15/enchente-no-rs-moradora-de-cruzeiro-do-sul-desaparecida-desde-maio-de-2024-e-a-185a-vitima-diz-defesa-civil.ghtml] e conscientizar a população que as pessoas acima dos 60 anos podem realizar atividades físicas de grande porte.

VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS

50 vídeos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp