Em um mês, o Rio Piracicaba fica um metro mais baixo e atinge o menor nível do ano. Sem registro de chuva há 15 dias, o nível do manancial chegou a 1,13 milímetros.
Em meio ao período de estiagem, o nível do Rio Piracicaba, na altura de Piracicaba (SP), caiu 1,15 metro em um mês.
No dia 26 de abril, o nível era de 2,31 milímetros. Já em medição feita às 19h desta terça-feira, a marca era de 1,17 milímetros.
Na última sexta-feira (23), o nível do corpo d’água às 23h40 foi o menor de todo o ano: 1,13 metro. Os dados são do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp), que monitora os níveis diários do rio.
As estatísticas também mostram que o maior nível atingido neste ano foi em 3 de fevereiro, com 4,57 metros, quando o manancial chegou a estado de emergência.
Durante audiência pública realizada neste mês, na Câmara Municipal de Piracicaba, a promotora Alexandra Faccioli Martins, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público, alertou que o rio se encontra em uma situação de “extrema vulnerabilidade”.
Ela afirmou que há problemas de planejamento e nas ações de resposta diante de ocorrências. E questionou os níveis utilizados atualmente em um sistema de alerta para danos ambientais.
No arquivo: em fevereiro deste ano, o Rio Piracicaba apresentava um cenário oposto e chegou a 4,4 metros, entrando em estado de emergência. Veja mais notícias da região no DE Piracicaba. A situação do Rio Piracicaba indica a grave escassez de água na região e a necessidade de atenção e ações para preservar esse importante manancial.