Press "Enter" to skip to content

Rio Verde, Jataí e Mineiros devem liderar queda de temperatura neste fim de semana, em Goiás

Última atualização 19/08/2022 | 18:09

O frio será intenso no sul do estado neste fim de semana. Na madrugada deste sábado, 20, os termômetros podem marcar 10º C em Rio Verde, Jataí e Mineiros. A mudança brusca na temperatura não era esperada nesse período, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Enquanto a  temperatura cai, a umidade relativa do ar segue baixa e o risco de incêndios florestais permanece elevado em todo o estado.

Durante o fim de semana, a sensação térmica deve ser mais agradável. O calor, no entanto, deve continuar. Em Porangatu, por exemplo, a máxima registrada nesta sexta-feira foi de 35º C. Já na capital o que chama a atenção é a amplitude térmica com mínima de 15º C e máxima de 31º C.

A saúde e a economia são bastante afetados pelo temperatura mais fria e secura. As produções agrícolas tem impacto direto, principalmente com a previsão de menor incidência pluviométrica em Goiás devido ao fenômeno La Niña, que direciona maior quantidade de chuvas às regiões Norte e Nordeste do País.

A orientação da titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, é evitar algumas ações que podem causar  incêndios florestais. “A queima de lixo doméstico, o descarte de bituca de cigarros nas rodovias e a falta de aceiros em propriedades rurais podem dar início ou contribuir para que o fogo se espalhe rapidamente”, explica. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece esse patamar quando o índice fica entre 12 e 20% e abaixo dele estado de emergência. Para enfrentar os extremos de temperatura e secura, água, filtro solar e roupas frescas devem estar presentes ao longo do dia. As primeiras chuvas devem ocorrer somente entre 20 e 25 de setembro.  Na capital Goiânia não ocorrem pancadas de chuva há mais de dois meses.

A orientação da Defesa Civil é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, usar soro fisiológico para olhos e narinas, estender toalhas molhadas e recipientes com água no ambiente e consumir água à vontade.