Press "Enter" to skip to content

Rir espontaneamente ou “forçado” faz bem à saúde e combate a dor

Última atualização 12/11/2022 | 13:50

Já sorriu hoje? A sabedoria popular foi provada pela ciência: rir faz bem à saúde. Uma pesquisa de expressão facial comprovou que a emoção do sorriso não se limita à boca e um outro estudo feito pela Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, revelou que a prática ajudou viúvas a lidarem melhor com o luto. 

A psicóloga Adriane Garcia explica que o aspecto emocional do riso podem fazer o dia melhorar. Segundo ela, a prática faz com o corpo libere substâncias cruciais para relaxar e trazer bem-estar. A especialista destaca que, se as pessoas tivessem noção de todos os benefícios, adotariam como rotina logo ao acordar ou criaram situação para “treinar”.

“Tentar rir, mesmo sem querer é bom, embora no primeiro momento tenhamos a sensação de falso riso. Quando nosso cérebro aciona o processo do riso, conseguimos ter essa sintonia e aí a produção de substâncias boas começa a acontecer. Afeta também o sistema imunológico, ajuda o corpo a produzir células de defesa e melhora a frequência cardíaca”, ressalta.

Apesar disso, Adriane chama atenção para a necessidade de cultivar outros elementos saudáveis na rotina matinal. Acordar cedo e despertar tranquilamente favorecem o bom-humor e o sorriso fácil. De acordo com Adriane, o segundo passo é uma avaliação individual do que é prazer e  alegria. Ela frisa que o riso vem espontaneamente quando associado à gratidão porque passa a ser motivado. 

Socialmente, o hábito comum aos seres humanos tem fundamentos de coesão e sobrevivência. Sorrir  é uma forma de demonstrar que não há perigo, mas sim situação ou lugar seguros. Por outro lado, a risada é “contagiosa” e torna as pessoas mais amistosas. Nesse sentido, um levantamento feito pela Academia de Ciências da Grã-Bretanha em 2018 associou o riso entre amigos ao combate à dor. E mais: sorrir por cinco  minutos aumenta o nível de tolerância a essa sensação desconfortável em até 10%.