River Plate goleia e garante vaga na Libertadores 2025: saiba detalhes da classificação e possíveis cenários no campeonato argentino

O River Plate, quatro vezes campeão da Copa Libertadores e semifinalista da edição deste ano, garantiu neste domingo sua classificação para a edição 2025. Mas o tradicional time argentino ainda não sabe se estará na fase de grupos ou se terá de disputar a Pré-Libertadores. A vaga foi assegurada com uma goleada por 4 a 0 sobre o Rosario Central, no Monumental de Núñez lotado, em um jogo marcado pela emocionante homenagem da torcida ao pai do técnico Marcelo Gallardo, Máximo Gallardo, que faleceu na véspera.

O treinador foi às lágrimas à beira do campo quando toda a torcida aplaudiu o minuto de silêncio dedicado ao seu pai, que era técnico do time de Masters do River. A Argentina tem seis vagas na Libertadores, sendo a última delas para a fase preliminar. Racing, campeão da Copa Sul-Americana, e Estudiantes, vencedor da Copa da Argentina, já estão garantidos na fase de grupos. As três vagas restantes serão do campeão argentino e dos dois melhores times na tabela agregada do país, excluindo os já classificados por via direta.

Falta uma rodada para o fim do Campeonato Argentino, com três times disputando o título: Vélez Sarsfield e Talleres de Córdoba, empatados em 48 pontos, e Huracán, que tem 43 e jogará nesta segunda-feira, contra o Platense, no encerramento da penúltima rodada. Para garantir a vaga na fase de grupos, o River precisa torcer para que o Huracán não seja campeão argentino – um tropeço nesta segunda já tira o Huracán da disputa.

Neste caso, com a briga pelo Campeonato Argentino limitada a Vélez e Talleres, que são os dois primeiros da tabela agregada, o River, em terceiro, estaria garantido na fase de grupos. Caso o título argentino seja do Huracán, este vai para a fase de grupos da Libertadores junto com Vélez e Talleres, e o River terá de disputar a fase preliminar. Quem também está secando o Huracán é o Boca Juniors. Quinto na tabela agregada, o time só tem chance de se classificar para a pré-Libertadores, mas para isso terá de torcer para o seu rival River Plate ir à fase de grupos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Permanência de Zé Gabriel no Coritiba para 2025 ainda é incerta: negociações em andamento

O futuro de Zé Gabriel no Coritiba é incerto. O volante, que chegou ao clube por empréstimo do DE, tem seu contrato se encerrando e as negociações para sua permanência no elenco do Coxa para a temporada 2025 ainda não foram finalizadas, principalmente pela divergência com o DE, seu clube de origem.

De acordo com o Coritiba, o DE aceita um novo empréstimo, no entanto, as condições impostas não agradam o time paranaense. Uma delas é o pagamento integral do salário de Zé Gabriel. Neste ano, o acordo entre os clubes previa que cada parte era responsável por metade da questão salarial do jogador.

Além disso, no fim de 2023 o DE renovou o contrato de Zé Gabriel até dezembro de 2025. Nessa renovação, as partes combinaram um valor de luvas para ser pago até o fim do vínculo. A quantia é considerada bastante elevada. Desta maneira, o clube carioca aceita a liberação do volante, desde que o Coritiba assuma esse passivo.

Com essas condições, o Coritiba entende que neste momento é difícil qualquer tipo de avanço com o DE visando a permanência de Zé Gabriel para 2025. Porém, não está totalmente descartada a possibilidade de ter um entendimento financeiro entre os clubes, o que tornaria um novo empréstimo viável.

Por conta do desempenho no Coritiba, onde teve a oportunidade de jogar de forma seguida e se recolocar no mercado, Zé Gabriel foi procurado por outros clubes para saber a situação junto ao DE. Assim como o Coxa, esses interessados também ouviram as mesmas condições para que o negócio aconteça.

O volante Zé Gabriel tem 25 anos e pelo Coritiba fez 17 jogos, com um gol marcado e uma assistência. Na temporada, pelo DE, ele ainda disputou 27 partidas, com um gol anotado no Campeonato Carioca. A busca por “continuidade” é fundamental para Mozart no seu objetivo de fazer um Coritiba vencedor.

Mozart busca “continuidade” para fazer um Coritiba vencedor. Buscar o entendimento financeiro entre os clubes pode ser a chave para a permanência de Zé Gabriel no Coxa para a próxima temporada. A incerteza paira sobre o futuro do volante, mas o empenho das partes envolvidas pode definir o desfecho dessa história. Continue acompanhando as notícias do Coritiba para saber as próximas atualizações sobre esse caso. Confira mais notícias do esporte paranaense no DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp