O River Plate, quatro vezes campeão da Copa Libertadores e semifinalista da edição deste ano, garantiu neste domingo sua classificação para a edição 2025. Mas o tradicional time argentino ainda não sabe se estará na fase de grupos ou se terá de disputar a Pré-Libertadores. A vaga foi assegurada com uma goleada por 4 a 0 sobre o Rosario Central, no Monumental de Núñez lotado, em um jogo marcado pela emocionante homenagem da torcida ao pai do técnico Marcelo Gallardo, Máximo Gallardo, que faleceu na véspera.
O treinador foi às lágrimas à beira do campo quando toda a torcida aplaudiu o minuto de silêncio dedicado ao seu pai, que era técnico do time de Masters do River. A Argentina tem seis vagas na Libertadores, sendo a última delas para a fase preliminar. Racing, campeão da Copa Sul-Americana, e Estudiantes, vencedor da Copa da Argentina, já estão garantidos na fase de grupos. As três vagas restantes serão do campeão argentino e dos dois melhores times na tabela agregada do país, excluindo os já classificados por via direta.
Falta uma rodada para o fim do Campeonato Argentino, com três times disputando o título: Vélez Sarsfield e Talleres de Córdoba, empatados em 48 pontos, e Huracán, que tem 43 e jogará nesta segunda-feira, contra o Platense, no encerramento da penúltima rodada. Para garantir a vaga na fase de grupos, o River precisa torcer para que o Huracán não seja campeão argentino – um tropeço nesta segunda já tira o Huracán da disputa.
Neste caso, com a briga pelo Campeonato Argentino limitada a Vélez e Talleres, que são os dois primeiros da tabela agregada, o River, em terceiro, estaria garantido na fase de grupos. Caso o título argentino seja do Huracán, este vai para a fase de grupos da Libertadores junto com Vélez e Talleres, e o River terá de disputar a fase preliminar. Quem também está secando o Huracán é o Boca Juniors. Quinto na tabela agregada, o time só tem chance de se classificar para a pré-Libertadores, mas para isso terá de torcer para o seu rival River Plate ir à fase de grupos.