Robert Carmona: História do jogador mais velho em atividade, aos 62 anos

robert-carmona3A-historia-do-jogador-mais-velho-em-atividade2C-aos-62-anos

Jogador aos 62 anos: conheça a história de Robert Carmona, atleta mais velho em atividade

Uruguaio é reconhecido pelo Livro dos Recordes e está em negociações com time argentino, sem pensar em se aposentar

Aos 62 anos, Robert Carmona ainda joga futebol profissional. É possível continuar jogando futebol profissionalmente com mais de 60 anos? E ainda sendo de forma contínua? A resposta pode depender de diversos fatores, mas Robert Carmona, um uruguaio de 62 anos, mostra que sim. Após atuar na quarta divisão do Uruguai na última temporada, ele é o jogador mais velho que ainda está em atividade, segundo o Livro dos Recordes.

Desde quando comecei de forma oficial até hoje, minha carreira não foi interrompida. Estou jogando sem parar, e isso é o que me permite ser uma novidade, algo incrível, algo inédito no mundo. Robert Carmona, jogador uruguaio, de 62 anos. Na última temporada, Robert Carmona estava no Nuevo Casabó.

Carmona começou a jogar futebol ainda quando criança, aos 14 anos, pelo time Dr. Pouey, da cidade de Piedras, em Canelones, no Uruguai. Como ele mesmo colocou, desde que iniciou a trajetória no esporte não parou. E, por isso, chegou a ser reconhecido pelo Guinness, tradicional livro dos recordes, com dois prêmios que correspondem a essa longevidade.

Os números da carreira do uruguaio são impressionantes. Ao todo, cerca de 50 times e 2.200 jogos oficiais disputados, segundo as contas do próprio Carmona. Dos diversos clubes em que atuou, muitos foram no Uruguai, mas ele também jogou no Canadá, Estados Unidos, Itália e até na Espanha, em três oportunidades. Porém, para ele, ainda tem espaço até para novos países.

Robert Carmona é camisa 10 de origem, mas precisou se reinventar para se manter em atividade. Inclusive, foi necessário mudar de posição. Em seus últimos jogos da temporada passada pelo Nuevo Casabó, do Uruguai, ele chegou a atuar como volante e até como zagueiro. Mas não se engane, o trabalho de Robert Carmona pelos clubes que passa não precisa ser diferente dos demais jogadores da equipe. Com seus 62 anos, ele não tem nenhum treinamento individual, mas segue sempre uma rotina, mesmo quando as temporadas terminam. Ao ser perguntado se consegue atuar por 90 minutos, o uruguaio foi direto.

Comprometido, Carmona também é muito controlado. Mesmo com tantos jogos, o uruguaio só foi expulso uma única vez, há uns dois anos. Na ocasião, ele recebeu um amarelo por colocar a mão na bola, e o segundo em uma dividida, em que diz não ter tocado no adversário.

Por todo o empenho que tem no futebol até hoje, Robert Carmona nem pensa em se aposentar. O próprio disse, várias vezes na entrevista, o quanto ainda se sente bem para entrar em campo. Atualmente, ele está sem clube e negocia com um time da quarta divisão argentina. Issak Hayik é o iraquiano de 73 anos no Guinness. Em 2019, o goleiro Issak Hayik, de 73 anos, se tornou o jogador de futebol mais velho do mundo e entrou para o livro dos recordes. Nascido no Iraque, ele mora em Israel desde os quatro anos de idade, e se naturalizou israelense. Na ocasião, ele entrou em campo pela quarta divisão do país europeu e ganhou a premiação do Guinness.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp