Robô ajuda na limpeza de bocas de lobo, para evitar alagamentos, em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta segunda-feira (20), que as bocas de lobo e galerias terão nova forma de limpeza. A princípio, na primeira fase, que deve chegar a 30 km de tubulação, cerca de R$ 2,3 milhões foram investidos em caminhões, equipamentos e robô, para mapear e identificar os locais onde há necessidade de limpeza. Um dos principais objetivos é evitar alagamentos.

“Agora, conseguimos limpar não apenas a boca de lobo, mas também limpamos toda a galeria, de tal forma que consegue desentupir o tubo”, explica o secretário de Infraestrutura, Fausto Sarmento.

O titular da pasta informou ainda que a equipe trabalha com sete caminhões, durante o dia, mas também à noite, nos locais de maior movimento. Segundo o secretário, antes havia um caminhão com capacidade pequena de sucção e a limpeza das bocas de lobo era manual, com enxadão.

Robô para limpeza das bocas de lobo

O robô entra no tubo e detecta a sujeira ou eventuais obstáculos. Então, a limpeza é feita com jato d’água e sucção. Além disso, o equipamento faz diagnóstico da situação do tubo, checando se há trincas ou rachaduras.

A nova forma de limpeza, segundo a prefeitura, pode ajudar a eliminar pontos de alagamento na cidade.

Continuidade

Ainda de acordo com Fausto Sarmento, a limpeza já vem sendo feita e o primeiro contrato está firmado.

“Estamos tentando fazer um segundo contrato rapidamente, com adesão a uma ata, que é um sistema de licitação rápido. E já estamos preparando uma licitação grande para o ano que vem”, explicou.

Prefeito diz que há necessidade de novo projeto

O prefeito, Rogério Cruz, disse que as galerias de Goiânia têm tubos pequenos. “No centro, existem tubos de menos de 30 centímetros, daqueles antigos, de barro”, afirmou.

A longo prazo, Rogério Cruz afirmou a necessidade de reestruturação. “Temos que fazer um projeto sobre isso”, disse.

 

Confira vídeo do trabalho feito pelo robô:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp