Robô ‘apalpa’ jornalista durante evento na Arábia Saudita

Uma situação inusitada repercutiu na imprensa internacional depois que um robô foi filmado supostamente ‘‘apalpando’’ o bumbum de uma repórter durante um evento em Riad, na Arábia Saudita. 

A cena ocorreu durante o DeepFest, um evento considerado o “principal ponto de encontro do ecossistema global de inteligência artificial“, realizado na capital saudita no último dia 4 de março.

Durante a apresentação, a jornalista Rawya Kassem foi vista falando na frente do robô com inteligência artificial chamado Mohammad, quando ele pareceu estender a mão e tentar tocar a repórter de forma inadequada. Após o contato, Rawya imediatamente se vira para o robô, levanta a mão e parece repreender Mohammed, mas continua com seu trabalho.   

Segundo o jornal Metro, Mohammad, e desenvolvido pela empresa saudita de inteligência artificial e robótica QSS, é descrito como a “última maravilha da robótica”,

Após a interação inadequada, o clipe rapidamente se tornou viral pelos motivos errados, com alguns questionando a codificação, é um usuário do X (antigo Twitter) classificando Mohammad como “pervertido”. Um outro o chamou de “robô mulherengo”. “Quem o treinou?’’, perguntou um terceiro.

A empresa saudita responsável pelo robô explicou que a máquina é “ingênua”, apesar de ter alegado que todas as pessoas presentes foram alertadas para garantir “uma distância segura do robô durante sua demonstração”.

ASSISTA AO VÍDEO: 

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp