Uma situação inusitada repercutiu na imprensa internacional depois que um robô foi filmado supostamente ‘‘apalpando’’ o bumbum de uma repórter durante um evento em Riad, na Arábia Saudita.
A cena ocorreu durante o DeepFest, um evento considerado o “principal ponto de encontro do ecossistema global de inteligência artificial“, realizado na capital saudita no último dia 4 de março.
Durante a apresentação, a jornalista Rawya Kassem foi vista falando na frente do robô com inteligência artificial chamado Mohammad, quando ele pareceu estender a mão e tentar tocar a repórter de forma inadequada. Após o contato, Rawya imediatamente se vira para o robô, levanta a mão e parece repreender Mohammed, mas continua com seu trabalho.
Segundo o jornal Metro, Mohammad, e desenvolvido pela empresa saudita de inteligência artificial e robótica QSS, é descrito como a “última maravilha da robótica”,
Após a interação inadequada, o clipe rapidamente se tornou viral pelos motivos errados, com alguns questionando a codificação, é um usuário do X (antigo Twitter) classificando Mohammad como “pervertido”. Um outro o chamou de “robô mulherengo”. “Quem o treinou?’’, perguntou um terceiro.
A empresa saudita responsável pelo robô explicou que a máquina é “ingênua”, apesar de ter alegado que todas as pessoas presentes foram alertadas para garantir “uma distância segura do robô durante sua demonstração”.
ASSISTA AO VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)