Robô tira dúvidas sobre defesa agropecuária pelo Whatsapp

Buscando sempre melhores formas de atender o produtor rural, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lança nesta semana o primeiro chatbot (robô) acessado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

Trata-se do “Davi”, acrônimo de “Defesa Agropecuária Virtual”, um robô de atendimento para suporte on-line que já está disponível para tirar as principais dúvidas técnicas de produtores rurais e outros usuários dos serviços da Agrodefesa.

“A Agrodefesa está ao lado do produtor rural para dar suporte em todas as demandas relacionadas às obrigações que ele tem quanto às ações de defesa agropecuária nos cultivos e produções vindos do campo. Só que, muitas vezes, percebemos que existem dúvidas simples e comuns que são fáceis de serem esclarecidas”, argumenta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

“Diante disso, nossos servidores buscaram ferramentas acessíveis que pudessem automatizar esse contato e a Gerência de Tecnologia criou o Davi, um robô de suporte on-line pelo Whatsapp, que é hoje a ferramenta de comunicação mais utilizada por todos”, informa.

Robô Davi

Elaborado pela equipe da Gerência de Tecnologia da Agrodefesa, o Davi foi pensado inicialmente para automatizar o atendimento nas dúvidas mais comuns sobre o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), mas, conforme explica o gerente de Tecnologia, Carlos Howes, foi percebido que ele poderia abranger as dúvidas das demais gerências, sendo uma importante ferramenta para esclarecer as questões técnicas de defesa agropecuária em Goiás.

“Com o acesso à internet disseminado, mesmo nas propriedades rurais mais distantes, o Whatsapp é hoje a ferramenta que o produtor mais utiliza. Buscamos assim programar o Davi para que pudesse identificar a dúvida e esclarecê-la com uma linguagem fácil e acessível”, detalha Howes.

Para falar com o Davi, basta adicionar o telefone (62) 98164-1188 aos contatos e iniciar uma conversa. Com o auxílio das demais gerências para a elaboração do conteúdo, o Davi foi programado para oferecer inicialmente suporte sobre 12 temas diferentes, que vão desde senha de acesso ao Sidago, passando por vacinação obrigatória de rebanhos, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), informações sobre Passaporte Equestre, gripe aviária, entre outros.

“Além disso, caso não encontre respostas para a dúvida que procure, o produtor pode pedir para falar com um atendente humano, prosseguindo seu atendimento”, complementa o gerente de Tecnologia da Agrodefesa.

O diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins, lembra ainda que o assistente virtual também foi pensado para oferecer informações de forma segura aos produtores rurais do Estado.

“É importante destacar que o Davi é um robô para tirar dúvidas e que ele não entra em contato com ninguém sem ser acionado e muito menos pede dados pessoais. Para isso, recomendamos que o produtor adicione o número correto nos seus contatos e deixe salvo. A segurança virtual também é um requisito fundamental para nós, na Agrodefesa”, orienta.

Ele ressalta também que, como o Davi está em fase de aperfeiçoamento, qualquer dúvida ou sugestão em relação ao seu uso pode ser repassada à Gerência de Tecnologia pelo e-mail [email protected].

Inspiração

Acrônimo de “Defesa Agropecuária Virtual”, o Davi foi inspirado no personagem histórico e cultural do Rei Davi da Antiguidade, que era um pastor de ovelhas, ligado ao campo, e que lutou na defesa de seu povo.

Conforme explica o chefe da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Fernando Dantas, a ideia foi criar uma personalidade para o robô que remetesse às atividades da Agrodefesa. “Futuramente, ele também auxiliará em campanhas informativas e de divulgação das ações da Agrodefesa”, complementa.

A programação do Davi é de autoria da equipe da Gerência de Tecnologia da Agrodefesa. O conceito do personagem foi idealizado pelo jornalista da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Renan Rigo, e a representação gráfica foi criada pelo designer da equipe, Hellian Patrick.

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Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

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