Press "Enter" to skip to content

Rock In Rio 2022: Primeiro final de semana tem homenagens e protestos políticos

Última atualização 05/09/2022 | 10:19

O Rio de Janeiro está em semana de rock! A Cidade Maravilhosa está recebendo a nona edição do Rock In Rio, que acontece nos dias 2,3,4 e depois, 8,9,10 e 11 de setembro. A lineup, com estilos bem variados, marcam o retorno do festival que ficou dois anos sem edição devido a pandemia do Covid-19. 

Vem ver o que marcou o retorno do festival na primeira semana. 

Dia 1: Muito rock, bebê!

O rock metal tomou conta dos oito palcos presentes no Rock In Rio 2022 na noite de sexta-feira, 2. Quem abriu o Palco Mundo foi a banda Sepultura, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira e ganhou o destaque do dia. 

O dia foi marcado por diversas manifestações políticas feitas pelos artistas. A banda Living Colour incentivou o voto nas eleições e dedicou a apresentação à memória de Marielle Franco, vereadora morta a tiros em 2018.

Já Black Pantera, primeira atração do palco Sunset, prestou uma linda homenagem a Elza Soares, cantora que morreu em janeiro deste ano aos 91 anos. Eles emocionaram o público ao cantar ”A Carne”.

Os músicos da banda francesa Gojira engajaram o público ao protestarem contra a destruição da Amazônia, levando indígenas ao palco. 

E, fazendo sua estreia no Rock In Rio, a banda brasileira Ratos de Porão contou com um show especial. João Gordo berrou com fôlego mesmo com problema no pulmão, e o baixista Juninho usou uma camisa do MST. O show foi um dos que fez o público entornar coro contra o presidente da república Jair Bolsonaro

Dia 2: Muitos estilo e cantores novos 

Diferente do primeiro dia, o segundo dia do festival contou com diferenciados estilos musicais: rap, funk, trap e eletrônica. 

Os palcos foram preenchidos por cantores adorados pela nova geração. Post Malone agitou o público com músicas sobre coração partido, dancinhas esquisitas, uma bebida e um cigarro.

O especial da noite foi garantido por um fã. Em meio a milhares de pessoas, o artista americano conseguiu visualizar o cartaz do cantor carioca Theo Kant pedindo para ser músico de apoio do rapper e o convidou para tocar uma versão acústica da música ”Stay”.

Rapper surpreendeu o fã que estava com um cartaz na plateia. (Foto: Reprodução/Vídeo)

Além de pop, o característico funk proibidão tomou conta do primeiro dia. O DJ americano Marshmello surpreendeu o público ao tocar ”Atura ou Surta 2”, do Mc GW. Já o cantor Jason Derulo trouxe as ”dancinhas” do TikTok ao Palco Mundo, ao som de ”Ai Preto”, do L7nnon & Biel do Furduncinho. 

E se engana quem não acha que a setlist diferenciada não contou com homenagens históricas. Os Racionais MC´s tocaram pela primeira vez no Palco Mundo e, embaixo de chuva, homenageou pessoas negras que foram assassinadas nos últimos anos, como Marielle Franco e Agatha. 

Homenagens aconteceram no telão do palco. (Foto: Reprodução/G1)

Já no Palco Favela, Mc Bin foi responsável por deixar o público em lágrimas ao homenagear a eterna Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo no ano passado. O cantor apresentou uma música, que leva o nome da artista, e colocou uma foto da artista no telão de 2 metros.

Dia 3: chuva e bastante pop!

Mesmo com o tempo nublado e bastante chuva, o terceiro dia fechou a primeira semana do Rock In Rio com muito pop. O suspense girou em torno de Justin Bieber, e o medo do público de que o cantor cancelasse o show de última hora. Mas, todo mundo ficou surpreendido ao dar de casa com um show maravilhoso e com mais de duas horas de duração.

Cantor chegou em cima da hora, mas apresentou um show surreal. (Foto: Reprodução/Vídeo)

Já Demi Lovato, uma das atrações mais esperadas da noite, apresentou um show com pegada pop punk, fazendo jus ao seu nome álbum ‘’Holy Fuvk’’ e levou o público a loucura ao cantar suas músicas mais antigas, como ‘’Heart Attack’’.

Gilberto Gil trouxe todo o sentimento de leveza em meio às estrondosas setlist de apresentação. O cantor de 80 anos fez uma bela festa em família no Palco Sunset, fazendo o público cantar do começo ao fim e se emocionar com a apresentação de ‘’Garota de Ipanema’’, por Gilberto Gil e sua neta, Flor. 

As falas políticas ficaram com Emicida e Matuê. O rapper, que se apresentou no Palco Mundo, foi contra o Rock In Rio e alfinetou o festival: “Tem gente dizendo que não é de bom tom falar de política no palco do festival. Mas, se eu estou vivo aqui, é porque o Racionais decidiu falar de política 30 anos atrás”, disse. Em meio aos gritos contra o presidente Jair Bolsonaro, Emicida deu uma resposta curta: ‘’Mostrem isso nas urnas’’.

Já o trapper Matuê realizou uma apresentação com muito skate e rap, com um show de pouco menos de uma hora. Em protesto silencioso, o rapper levou um skate com a frase ‘’Fora Bozo’’ ao som da canção ‘’Kenny G’’. 

E, para matar a saudade, Luísa Sonza subiu no palco Sunset ao lado de Marina Sena. As duas estrelas lotaram o local, que faltou amplitude de som para atender todo mundo e realizaram um dueto ao som de ‘’Por Supuesto’’ e ‘’Melhor sozinha’’, gravação de Marília Mendonça com Sonza.

Luísa Sonza agradeceu Marília Mendonça pela participação na música. (Foto: Reprodução/Vídeo)

O festival volta na quinta-feira, 8, para o segundo final de semana, que vai até domingo, 11. Os próximos headliners são Guns N´ Roses, Green Day, Coldplay, Avril Lavigne e Dua Lipa.