Festival de Curitiba: Rodada de Conexões cria pontes entre artistas e curadores
para gerar novos negócios
Terceira edição do encontro que aproxima companhias teatrais de programadores e
curadores de todo o país e do exterior ocorre nesta quinta (3) e sexta (4), na
Caixa Cultural.
A terceira edição da Rodada de Conexões, evento promovido dentro do Festival de
Curitiba [https://de.globo.com/pr/parana/cidade/curitiba/], começou nesta
quinta-feira (3) e vai até sexta (4) na Caixa Cultural de Curitiba.
O objetivo é aproximar as companhias teatrais independentes e artistas de
programadores de espaços culturais e curadores de festivais para gerar novos
negócios na área cultural. A ideia é que as conexões promovam a circulação de
espetáculos presentes na Mostra Fringe.
Esta edição reúne 30 empreendedores e representantes de teatros nacionais e
internacionais que estão em busca de novos repertórios e atrações. 40 companhias
teatrais foram selecionadas para apresentação de seus portfólios.
O evento, que conta com parceria do Sebrae Paraná, funciona por meio de
encontros presenciais, “olho no olho”, direcionados a partir do cruzamento de
dados entre os participantes.
Além das reuniões, os curadores convidados realizam também visitas técnicas aos
grupos locais e acompanham a programação do festival.
VITRINE DO TEATRO INDEPENDENTE
Para Fabíula Passini, diretora do festival, o evento proporciona visibilidade
aos grupos e reforça seu papel de impulsionador da cena teatral.
“A Mostra Fringe reúne companhias de todas as regiões do país e funciona como
uma grande vitrine da produção independente do teatro brasileiro. A rodada é uma
grande oportunidade de contatos e negócios” explica.
Com a expectativa de aumentar as chances de levar as produções nacionais para
fora do país, esta edição conta com curadores e programadores internacionais de
Chicago (EUA) e Córdoba (Argentina).
CONEXÕES QUE VIRARAM OPORTUNIDADES
O programador do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro, Sidnei
Pereira participou da edição de 2024 e destaca o impacto do evento.
“Foi um ambiente super fértil para trocas. Conheci grupos incríveis, assisti a
espetáculos inéditos e fiz conexões valiosas com outros programadores e
curadores”, conta.
Dessa experiência, surgiu um convite para o Coletivo Negra Palavra, do Rio de
Janeiro, apresentar seu espetáculo ‘Poesia do Samba’ no CCBB. Sidnei conta que
este ano tem novidade: os CCBBs de todo o Brasil abrirão um edital de
patrocínio, ampliando ainda mais as chances de novos espetáculos ganharem
visibilidade e espaço.
Outro exemplo é Caique Teruel, diretor do Festival de Teatro de Araçatuba
(Festara), que encontrou na rodada um meio de expandir sua programação para além
do eixo Rio-São Paulo.
“A Rodada me permitiu descobrir espetáculos que talvez eu nunca encontrasse em
pesquisas ou outros festivais. Muitos desses contatos eu mantenho até hoje, já
planejando futuras contratações”, conta.
O diretor garantiu para a programação do Festara 2024 os espetáculos ‘Itan e
Tal’ e ‘Baquetinha’, do grupo Paquetá (PR), além de estar negociando novas
atrações para 2025.
Eduardo Godoy, produtor do Festival Nacional de Teatro – Fenata (Ponta Grossa
[https://de.globo.com/pr/campos-gerais-sul/cidade/ponta-grossa/]), também
destaca os frutos da rodada.
“Ela cumpre seu papel ao conectar profissionais e impulsionar novos projetos e
tem a capacidade de criar uma grande rede, interligando Curitiba e o Brasil em
torno da cena teatral”, conclui.
33º FESTIVAL DE CURITIBA
Data: de 24 de março até 6 de abril de 2025
Programação: espetáculos teatrais, estreias nacionais, dança, circo, humor,
música, oficinas, shows, performances e gastronomia.
Valores: de R$ 0 até R$ 85 (mais taxas administrativas)
Ingressos: No site [http://www.festivaldecuritiba.com.br/] e bilheteria
física (Shopping Mueller)
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.