Rodrigo Faro cai em golpe do ‘falso advogado’ em videochamada

rodrigo-faro-cai-em-golpe-do-falso-advogado-em-videochamada

Entenda como funciona o golpe que fez Rodrigo Faro entrar em videochamada com estelionatário

Criminoso usou imagem de advogado de Santos (SP) para aplicar o golpe. Homem teve acesso aos dados bancários do apresentador e confirmou as informações com ele por meio da videochamada.

Rodrigo Faro faz videochamada com estelionatário e mostra extrato durante golpe

O ator e apresentador Rodrigo Faro fez uma videochamada e mostrou o extrato bancário para um estelionatário. Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo informou que o comunicador foi vítima da tentativa de ‘golpe do falso advogado’, estratégia criminosa que tem crescido nos últimos meses.

Conforme apurado pelo DE, o criminoso, ainda não foi identificado, teve acesso aos dados da conta e até confirmou as informações com o apresentador. Em seguida, pediu para ele abrir o aplicativo e compartilhar a tela do celular. Não há detalhes sobre prejuízos financeiros à vítima.

Por meio de nota, a OAB-SP explicou à equipe de reportagem que o golpe do ‘falso advogado’ consiste em persuadir a vítima a fornecer dados pessoais, como chaves de acesso ao PIX, senhas ou informações de contas bancárias.

De acordo com a entidade, os dados dos processos judiciais são públicos e os golpistas utilizam destas informações para entrar em contato com os clientes ou partes se passando pelo advogado contratado ou pelo respectivo escritório de advocacia.

Em seguida, os criminosos solicitam transferências via PIX, alegando que o pagamento prévio de um valor é necessário para liberar um suposto crédito existente na ação judicial. Essa abordagem pode ser feita de diversas formas, como invasão do aplicativo de mensagens, clonagem do aplicativo com a utilização de foto e logotipo do advogado ou escritório, e números aleatórios se passando pelo advogado.

Criminoso usou a foto do advogado Lucas Collantoni para aplicar golpe no apresentador Rodrigo Faro.

O que fazer se cair no golpe do falso advogado? Providenciar prints da tela de toda a conversa, mostrar o número do celular utilizado pelo golpista, salvar o comprovante da instituição bancária se fizer o pagamento, e registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Os advogados também precisam orientar previamente seus clientes sobre os cuidados a serem tomados.

Para proteger a advocacia e a sociedade contra esse golpe, a OAB-SP adotou medidas como comunicação pública, protocolo de comunicação, notificação ativa e documentação do golpe. A entidade disponibiliza um formulário para enfrentamento do golpe do falso advogado, onde os profissionais podem relatar casos e contribuir com as investigações.

O Banco ITAÚ reforça a importância de denunciar qualquer tentativa de golpe às autoridades e nunca fornecer dados bancários a terceiros. Mais informações sobre as ferramentas para garantir a segurança dos clientes estão disponíveis em itau.com.br/seguranca. A OAB-SP intensificou medidas de proteção e conta com a colaboração da sociedade para combater essa modalidade criminosa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp