Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado e atual senador pelo PSD de Minas Gerais, expressou nesta quinta-feira (16) sua gratidão por ser considerado como um possível nome para substituir o ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Pacheco, que tem recebido apoio de diversos senadores, manifestou seu desejo de evitar quaisquer “especulações” neste momento crucial. A decisão final, segundo ele, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e independente do desfecho, deve ser respeitada.
O presidente do Senado entre os anos de 2021 e 2025, Rodrigo Pacheco, é visto por seus aliados como um dos principais candidatos para ocupar a cadeira vaga no STF, decorrente da aposentadoria de Barroso. Lula já expressou publicamente seu apoio a Pacheco para concorrer ao governo de Minas Gerais, estado onde o parlamentar tem suas raízes. Em meio às especulações e manifestações de apoio, Pacheco se diz honrado e agradecido pelas considerações feitas.
O ex-presidente do Senado também teceu elogios a outros possíveis candidatos para a vaga no STF, como Jorge Messias e Bruno Dantas. Pacheco ressaltou a competência e preparo de Messias, atual advogado-geral da União, e de Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Além deles, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, também é citada como uma das opções na lista de cotados para a posição.
Durante sua conversa com a imprensa, Rodrigo Pacheco reafirmou sua gratidão pelas manifestações de apoio e deixou claro que está comprometido em respeitar o processo decisório que cabe ao presidente Lula. De acordo com Pacheco, as considerações feitas por Lula e outros políticos são importantes e significativas, porém, ele se mantém focado em seu trabalho e aguarda o desfecho dessa possível nomeação com serenidade e respeito.
A especulação em torno da sucessão de Barroso no STF continua gerando expectativa e interesse tanto na esfera política quanto na sociedade em geral. Com a responsabilidade e relevância que o cargo exige, a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal atrai atenção e análises minuciosas por parte dos diversos setores envolvidos. Rodrigo Pacheco, sempre presente nas discussões políticas e legislativas, aguarda com serenidade e confiança a definição dos rumos dessa importante decisão para o cenário jurídico e político do país.