Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal, foi convocado para assumir o posto de deputado federal. Rollemberg foi um dos beneficiados com a mudança na regra das ‘sobras eleitorais’; ele vai assumir a vaga que até então era ocupada por Gilvan Máximo (Republicanos).
O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi convocado pela Câmara dos Deputados para assumir o cargo de deputado federal pelo DF. A convocação foi publicada nesta quarta-feira (30). Ao DE, o ex-governador informou que deve tomar posse ainda nesta sexta-feira (1º).
Rollemberg foi um dos beneficiados com as mudanças na regra das “sobras eleitorais”. Ele vai assumir a vaga que, até agora, estava com Gilvan Máximo (Republicanos). Ele deve cumprir o mandato até o fim de 2026.
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, em fevereiro de 2024, que é inconstitucional restringir a participação de partidos na distribuição das cadeiras que sobram depois das primeiras divisões de vagas nas Casas Legislativas. A decisão deveria ser aplicada para eleições futuras. Em maio, o STF decidiu que a medida também valeria para este mandado, o que acabou beneficiando Rollemberg.
O ex-governador disputou uma vaga no Legislativo em 2022 e conquistou 52 mil votos, mas não foi eleito devido ao chamado quociente eleitoral. Como o PSB de Rollemberg não atingiu o número de votos necessários para elegê-lo, Gilvan Máximo (Republicanos) foi eleito em 2022 com 20.923 votos e ficou com a última das oito vagas do DF na Câmara.
Para saber mais sobre as notícias da região, acesse o DE DF.