Jornal Diário do Estado

Rogério Cruz abre 11ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você

Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia disponibiliza serviços como consultas oftalmológicas e exames

O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã deste sábado, 13, a 11ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. Ação leva serviços aos moradores da Região Noroeste da capital, com atendimentos das 08h às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Primavera, que teve estrutura totalmente revitalizada pela Secretaria Municipal de Saúde, e cujas obras foram entregues neste sábado.

Além dos serviços ofertados no dia a dia na unidade, como vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, atendimento médico e de enfermagem, atendimento odontológico para prevenção do câncer bucal e de farmácia, a ação deste sábado na USF disponibiliza todos os serviços que fazem parte do Programa Saúde Mais Perto de Você.

Ao entregar as obras de revitalização da USF Jardim Primavera, Rogério Cruz destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos serviços que alcançam 17 unidades da capital. “Vocês, moradores, merecem toda a nossa atenção, carinho e respeito, pois a nossa responsabilidade é entregar serviços de qualidade não só na saúde, mas em todas as áreas da administração municipal”, afirma.

“Quero agradecer a todos os moradores do Jardim Primavera, e de toda a Região Noroeste, aqui presentes, pela confiança de vocês na nossa gestão. Espero que neste sábado a gente bata o recorde de atendimento, o que reforça a importância desse programa nos bairros da nossa cidade, levando os mais variados tipos de serviços à comunidade. O objetivo é justamente ampliar cada vez mais o atendimento que ficou represado por conta da pandemia”, pontua.

O prefeito fez questão de ressaltar a parceria com a Câmara de Goiânia para levar benefícios à população, citando o vereador Pedro Azulão Júnior, representante da região, presente na inauguração da revitalização. “Essa parceria com a Câmara tem dado certo, porque a união faz a força, e temos colhido bons frutos em prol da nossa população”, afirma.

O vereador Pedro Azulão Júnior, em seu discurso, agradeceu o prefeito pela revitalização da USF, “por oferecer daqui em diante atendimento de qualidade, com ampliação dos serviços oferecidos à população”. “Quero agradecer ao prefeito, que sempre está ouvindo as nossas demandas, que são demandas da comunidade”, diz.

O secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, destaca a importância da revitalização da USF Jardim Primavera, e afirma que o Programa Saúde Mais Perto de Você fortalece as ações em prol da comunidade. “Aquelas pessoas que durante a semana não conseguem realizar exames, e que em virtude da pandemia também tiveram seus exames atrasados, podem vir aqui agora na unidade, totalmente revitalizada, que atende com toda a humanização que se faz necessária, e dá condições de atendimento ao usuário que trabalha durante a semana”, ressalta.

De acordo com o secretário, mais de 12 mil pessoas já foram atendidas pelo programa da prefeitura. “Hoje, o Jardim Primavera vai bater o recorde, com mais de duas mil pessoas atendidas. Eu tenho certeza que isso vai acontecer, porque o programa teve ampla divulgação aqui na região, com moradores de vários bairros, e isso ajuda a fila de atendimento a andar”, afirma. “Parabenizo o prefeito Rogério Cruz pelo olhar que tem pela saúde de Goiânia, cuidando das pessoas, incentivando programas como este, que não tem nenhum custo extra da prefeitura, pois todo o custo aqui é otimização de recursos do fundo municipal de saúde”, ressalta Durval Pedroso.

Atendimento ampliado

Dentro da ação deste sábado, até o final da tarde, a iniciativa deve realizar 400 consultas oftalmológicas, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, abdominal, tireoide, mamária e de próstata), além de eletrocardiograma. A distribuição dos exames é feita da mesma forma que nas edições anteriores, sendo 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.

Diretora da USF, Marta Cândida Soares agradeceu ao secretário Durval Pedroso e ao prefeito Rogério Cruz pela reforma da unidade de saúde que, segundo afirma, vai melhorar ainda mais o atendimento à população do bairro e da Região Noroeste. “Quero também agradecer a cada um dos moradores do Jardim Primavera, e dizer que estamos aqui para ajudar a fazer uma saúde diferente”, pontua.

A dona Zulmira Furtado, de 75 anos, mora no Jardim Primavera e acordou cedo para ser uma das primeiras a receber atendimento nesta edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. “Vou realizar o exame de vista, e quero falar sobre a minha dor na coluna. Vim cedo porque todo mundo no bairro está sabendo, então quis garantir o atendimento”, afirma.

Quem também buscou atendimento foi a dona de casa Hosana Pereira, de 58 anos, que mora pertinho da USF Jardim Primavera, e recebe acompanhamento da unidade. Nesta manhã, ela realiza consulta médica. “Tenho alguns problemas de saúde e já venho aqui. A unidade foi reformada e está muito mais bonita”, conta.

Revitalização

A USF Jardim Primavera teve estrutura física totalmente revitalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cujas obras foram entregues neste sábado. “A USF Jardim Primavera está entre as dez unidades que, somente neste ano, tiveram suas estruturas completamente revitalizadas. No momento, há 17 obras em andamento na área da saúde”, destaca Rogério Cruz. A unidade conta com três equipes completas do programa Saúde da Família e possui 7.350 pessoas cadastradas.

O titular da SMS, Durval Pedroso, reforça que, neste sábado, além de todos os serviços que a unidade já oferece e daqueles que fazem parte do Mais Perto de Você, “estamos entregando uma unidade completamente revitalizada”, destacando que no local foram realizados serviços como manutenção de telhado, rede elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas, luminárias, torneiras, válvulas de descarga, pintura.

Participaram da inauguração da revitalização da USF Jardim Primavera a primeira-dama Thelma Cruz, o titular da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Paulo da Farmácia, o vereador Dr. Gian, o ex-vereador Bruno Diniz e lideranças da Região Noroeste.