Rogério Cruz anuncia melhorias e ampliação do horário de atendimento do CS Michelle Muniz

Imagem-do-WhatsApp-de-2023-07-01-as-12.46.01-1536x1023

Rogério Cruz anuncia melhorias e ampliação do horário de atendimento do CS Michelle Muniz

O prefeito Rogério Cruz destacou as melhorias implantadas com as reformas do Centro de Saúde (CS) Michelle Muniz e a ampliação do horário de atendimento da unidade, durante a abertura da 13ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você, no Setor Cidade Jardim, na manhã deste sábado, 1º. A unidade, que conta com seis médicos e oito cirurgiões-dentistas, passou por revitalização e, a partir do próximo mês, atenderá até às 22h.

“Reformamos as unidades, como o CS Michelle Muniz, que agora conta com sistema de segurança com câmeras e está conectada à nossa central de acompanhamento. Além disso, os pacientes que precisarem utilizar o centro de saúde, como este aqui, podem desfrutar do acesso à internet gratuitamente. Isso facilitará a comunicação e tornará a experiência mais confortável durante a estadia”, afirma Rogério Cruz.

O prefeito também anunciou que a unidade terá o horário de atendimento expandido para facilitar o acesso dos trabalhadores. “A partir do próximo mês, essa unidade funcionará até as 22h, permitindo que as pessoas que saem do trabalho tenham tempo suficiente para vir e receber os cuidados necessários para a saúde”, diz. Antes, a unidade funcionava até às 19h.

A unidade ainda disponibiliza farmácia, inclusive com entrega de fitas HGT (para medição de glicemia), vacinas, consultas com enfermagem, tratamento de hanseníase e tuberculose, retirada de pontos, curativos, acompanhamento do Bolsa Família, planejamento familiar, além de atendimentos de crianças dentro do Programa Saúde nas Escolas (PSE)

O Centro de Saúde conta com seis médicos – sendo um pediatra, dois ginecologistas e três generalistas – e oito cirurgiões-dentistas. No local são atendidas consultas marcadas pelo 0800-646-560 e por mensagens do WhatsApp 3524-6305.

Durante o discurso, Rogério Cruz também aconselhou os moradores que procuraram atendimento no Programa Saúde Mais Perto de Você a realizarem consultas e exames de prevenção, evitando buscar ajuda apenas quando a situação for de emergência.

“Posso pedir uma coisa? Faça sempre a prevenção da sua saúde. Não deixe para procurar um médico somente quando a situação se tornar insuportável. Muitas pessoas passam mal, e correm para comprar remédios, mas não resolvem o problema. Acabam chegando aqui na emergência com dores intensas e muitas vezes precisam esperar, porque há outras pessoas também sendo atendidas. Cuide da sua saúde, faça consultas rotineiras”, aconselha o prefeito.

Programa

O Programa Saúde Mais Perto de Você chega à sua 13ª edição com previsão de 400 consultas oftalmológicas, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, abdominal, tireóide, mamária e de próstata), além de eletrocardiograma e práticas integrativas. A distribuição dos exames é da mesma forma que nas edições anteriores, sendo 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.

O secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, afirma que o programa foi uma determinação do prefeito Rogério Cruz, e que o setor é uma das prioridades da gestão. “Nesse sentido, as unidades que fecham aos sábados, e que não estão na regularidade do programa do Ministério da Saúde de atendimento aos finais de semana, passam a abrir e agregam serviços. Agora, temos ultrassonografia, eletrocardiografia, consulta oftalmológica, vacinação e outros serviços disponíveis”, informa.

Durval também destaca as ações do município para a valorização dos servidores públicos. O secretário cita, entre outros pontos, a convocação dos aprovados no último concurso público. “O prefeito valoriza o servidor público municipal como nenhum outro gestor. Ele implementou um plano de carreira para os agentes de combate a endemias e para os agentes comunitários de saúde. Convocou os aprovados em concurso público, e não chamou somente aqueles que estavam classificados, incluiu mais de 250 do cadastro de reserva, o que demonstra o compromisso para com o bem-estar da população”, complementa.

Parceria

O vereador Isaías Ribeiro acompanhou os trabalhos e ressaltou a parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Goiânia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. “O prefeito Rogério Cruz tem colocado muitas coisas para andar, a saúde em especial. Não é um trabalho fácil. Na capital, muitas coisas estavam paradas”, pontua.

O vereador Kleybe Morais destaca que 40 unidades de saúde serão entregues para a população com o mesmo padrão do CS Michelle Muniz, com um “modelo de primeiro mundo”. Goiânia, segundo ele, “experimenta um modelo de gestão que nunca tinha visto”.

Moradores

Cláudio Cunha Gonçalves é mecânico e residente do Setor Cidade Jardim. Ele procurou o Programa Saúde Mais Perto de Você para fazer uma ultrassonografia. “É um exame muito caro numa clínica particular, e eu trabalho durante a semana, não consigo ir até a unidade para ser atendido. Então, é muito importante fazer esse exame em um sábado, e cuidar da minha saúde para que eu possa continuar trabalhando”, relata.

A senhora Maria Cristina, moradora do Setor Vera Cruz II, agradeceu a iniciativa da prefeitura. “Eu não iria conseguir realizar esse exame sem o programa. É algo muito bom para a população, porque reúne vários atendimentos em um único dia, no mesmo lugar. Facilita para a gente que não tem muito tempo”, disse.

Também compareceram ao evento a primeira-dama, Thelma Cruz, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, e o vereador Edvaldo Carlos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos