Press "Enter" to skip to content

Rogério Cruz atrela indicação do MDB para Seplanh a apoio do partido em 2024

Última atualização 03/06/2023 | 15:05

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), confirmou, neste sábado, 3, que a indicação do novo secretário municipal de Planejamento e Habitação pela bancada do MDB na Câmara de Vereadores depende de conversa entre ele e o presidente regional do partido, o vice-governador Daniel Vilela.

O objetivo de Cruz: amarrar a indicação ao apoio do MDB à sua reeleição, em 2024, a despeito do rompimento do partido com o prefeito em abril de 2021, após interferências incisivas, no Paço Municipal, do diretório nacional do Republicanos e da Igreja Universal do Reino de Deus.

“Eu disse a eles que eu gostaria de, antes de assumir qualquer compromisso, conversar com o vice-governador Daniel Vilela para que ele possa dizer se tem interesse de apoiar ou não (à minha candidatura à reeleição). Porque se houver apoio em 2024, é óbvio que eu estarei trabalhando (…) para uma eleição em 2026 (no caso de candidatura do Daniel a governador)”, afirmou Rogério Cruz.

A articulação do prefeito de Goiânia esbarra, no momento, em dois grandes obstáculos. Primeiro, o fato de Daniel já ter declarado publicamente que o MDB terá candidato próprio na capital. Além disso, a Seplanh tem hoje, como titular, Valfran Ribeiro, apadrinhado pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo, que tem se comportado como oposição ao Paço. Ou seja, exonerá-lo pode tensionar ainda mais a relação entre o Legislativo e Executivo.

Procurada, a assessoria do vice-governador não confirmou previsão de reunião entre ele e o prefeito da capital. Rogério Cruz havia dito que “teria uma pré-agenda para a próxima terça-feira, 6”. As declarações do prefeito foram publicadas pelo jornal O Popular deste sábado, 3 de junho.