Rogério Cruz autoriza obras e defende “gestão próxima ao cidadão”

Em continuidade ao cronograma de vistorias às obras em execução na capital, o prefeito Rogério Cruz realizou, nesta sexta-feira ,02, mais um giro de visitas a bairros de Goiânia. Acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira, e de vereadores, esteve nos setores Jardim das Orquídeas, Conjunto Vera Cruz I, Setor Esplanada dos Anicuns, Residencial Eldorado, Setor Jaó e nos residenciais Recanto do Bosque e Paulo Pacheco.

Nesses locais, obras de drenagem, terraplanagem e pavimentação foram autorizadas, além de vistorias em obras do Complexo Viário no encontro das avenidas Castelo Branco e Leste-Oeste, recapeamento de vias e substituição de lâmpadas por LED, que fazem parte do Programa Goiânia Adiante, com projeção de R$ 1,7 bilhão em diversas áreas, dentre elas a de infraestrutura. “Esse investimento é um marco para a cidade e representa o compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população”, disse Rogério Cruz.

Além de verificar a qualidade do serviço desenvolvido, o prefeito Rogério Cruz diz aproveitar a visita em bairros para dialogar com os moradores. “Como sempre tenho feito, gosto de reservar um espaço na minha agenda para acompanhar de perto o andamento das obras e aproveito a oportunidade para conversar com a população e ouvir as demandas existentes nos setores”, afirmou o prefeito, durante assinatura de autorização de obras em cinco ruas do Jardim das Orquídeas e da Avenida Argentina Monteiros do Vera Cruz I, que vão receber, em breve, os trabalhos de drenagem, terraplanagem e pavimentação de vias.

Moradores acompanharam a vistoria do prefeito, e destacaram que a região não era visitada por gestões anteriores. Naide Peres, de 59 anos, vive há 13 anos no Jardim das Orquídeas, e descreveu problemas sofridos pela população do seu setor e do Della Pena. “Estamos esperando esse momento há muitos anos. Aqui não tem asfalto, não tem água na rua e sempre tem muitos buracos. Fazemos questão de receber o prefeito com muita alegria, esperando que as obras comecem”, relatou.

Logo em seguida, a comitiva conferiu as obras de recapeamento nas avenidas Ravena e Lorenzo, localizadas no Residencial Eldorado, na Região Oeste da capital, com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Conforme o secretário Denes Pereira, os trabalhos estão sendo realizados com mão de obra da própria Seinfra e devem ser concluídos nos próximos 15 dias. “Estivemos aqui na semana passada e o prefeito Rogério Cruz autorizou a obra. Já iniciamos os trabalhos que serão concluídos em 15 dias”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana, ao completar que vistoriar as obras in loco mostra o quão o prefeito Rogério Cruz está preocupado com o desenvolvimento e bem-estar da população de Goiânia.

As obras do Complexo Viário no encontro das avenidas Castelo Branco e Leste-Oeste, no Setor Esplanada dos Anicuns, também foram vistoriadas pela comitiva do prefeito Rogério Cruz. A Avenida Castelo Branco vai continuar no mesmo nível e será construído um viaduto para que o fluxo da Leste-Oeste ocorra sem nenhum impedimento. Será feito também um sistema de drenagem de 845 metros no local.

No próximo domingo 04, a Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Padre Wendel e a Rua José Dias, no Bairro Rodoviário e Esplanada dos Anicuns, será interditada para dar andamento às obras do Complexo Viário. O bloqueio total da via é necessário para a colocação dos tapumes e implantação do canteiro de obra e início da perfuração do solo para a construção da fundação do viaduto.
Já no Residencial Recanto do Bosque, na divisa com o Balneário Meia Ponte, o prefeito Rogério Cruz conferiu a conclusão da recuperação de uma erosão na Avenida Goiás Norte. No local existia um ponto de alagamento e, após a intervenção da Seinfra, o problema foi resolvido. “Essa baixada sempre alagou em momentos de chuva. Fizemos a intervenção junto à Seinfra para que não haja mais transtornos na região”, afirmou o prefeito.

Denes Pereira explicou que no local foram feitos serviços de manutenção preventiva, enrocamento de pedra e proteção de defesa. “A obra emergencial foi iniciada em maio e estamos entregando depois de cerca de 20 dias de trabalho”, comemorou o secretário, após a comitiva se direcionar até a Alameda Meia Ponte, onde a obra é de drenagem, terraplanagem e pavimentação. “Essas obras foram autorizadas por mim em maio, são 25 anos que a população aguarda por esse benefício, os trabalhos estão a todo vapor, e serão concluídos em menos de 48 horas”, revelou o prefeito Rogério Cruz antes de se deslocar para a Região Norte de Goiânia.

A comitiva esteve também na Rua 28 de setembro, que corta os setores Paulo Pacheco, Estrela Dalva e Jardim Curitiba, onde será iniciada, nesta sexta-feira, a obra de duplicação da via. Para concluir as vistorias, o prefeito Rogério Cruz foi, ainda, ao Setor Jaó, que recebe o projeto de modernização da iluminação pública. No local, 40% dos pontos luminosos já foram substituídos por LED. “Aqui no Jaó vamos realizar a substituição de 1.501 pontos de iluminação em 99 ruas do bairro”, disse Rogério Cruz, ao pontuar que o trabalho também faz parte do Programa Goiânia Adiante e será ampliado para toda a cidade.

Balanço das visitas

Ao concluir o giro pelos bairros, o prefeito Rogério Cruz diz que a manhã foi extremante proveitosa por ter entregado benefícios aos moradores, autorizado a pavimentação de vias e vistoriado obras. “A grande maioria desses trabalhos que conferimos o andamento nesta sexta-feira é de solicitação dos moradores. Assim precisa ser os trabalhos da prefeitura: o executivo e nós ouvimos a população e prestamos os serviços que nos são solicitados”, avaliou.

O prefeito concluiu dizendo entender que está no caminho e que tem recebido o feedback dos moradores de Goiânia. “Por onde nós passamos, temos visto a população feliz, alegre, agradecendo pelos serviços prestados pela prefeitura, bem como as que estão sendo executadas”, pontuou, ao acrescentar que as intervenções são importantes e que o trabalho tem se intensificado. “Estamos trabalhando cada dia mais, é de manhã, de tarde, de noite, de madrugada na nossa cidade de Goiânia”, concluiu.

Os vereadores Paulo Magalhães, Geverson Abel e Anderson Sales acompanharam o prefeito durante a visita desta sexta-feira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp