Press "Enter" to skip to content

Rogério Cruz enfrenta problema da Comurg e anuncia licitação da coleta de lixo

Última atualização 13/09/2023 | 09:26

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou nesta terça-feira, 12, que a gestão trabalha para solucionar problemas históricos da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O gestor municipal contou que realiza reuniões periódicas com órgãos de controle externo, como Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCM-GO), e trabalha para concluir um edital de licitação que atenda as necessidades da população por meio da terceirização da coleta de lixo. Com as adequações técnicas realizadas, o processo seguirá à próxima etapa.

“Os desacordos foram resolvidos e as sugestões técnicas já foram atendidas. Agora iremos retomar o processo e após publicado o edital será enviado ao TCM-GO e, assim que possível, a licitação estará em andamento para que as empresas interessadas possam participar”, relatou o prefeito.

A terceirização, segundo o prefeito, vai permitir que a Companhia se dedique à urbanização. Rogério tranquiliza a população dizendo que a coleta de lixo na cidade vai continuar com a Comurg até o fim do processo licitatório. “A coleta continua a ser executada pela Companhia até que a nova empresa seja licitada”, garantiu.

O prefeito Rogério também afirmou que vai se reunir com o presidente da Comurg, Alisson Borges, para discutir o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou problemas da Companhia. “Vamos discutir todos os itens e ouvir as sugestões, a fim de resolver os problemas e trabalhar para que nossa Capital esteja cada vez mais limpa e preservada”, pontuou.

Segundo Rogério, a Comurg recebe conforme executa, como qualquer empresa que presta serviço ao poder público. Sendo assim, um novo contrato, a ser renovado, poderá ter alterações de valores, incluindo correção inflacionária, mas não há valor definido para o contrato global. “Naturalmente, se a Comurg deixa de prestar serviço de coleta de lixo orgânico, deixa de receber”, observou.

Gargalos históricos
Ao destacar que o município prioriza corrigir gargalos na limpeza urbana, o prefeito Rogério relembrou a crise da coleta de lixo que afetou a Capital na década de 1990. “Em 1995, houve uma grande crise do lixo nas ruas de Goiânia. Nós não chegamos a essa crise e nem chegaremos. Queremos tranquilizar a população, pois estamos trabalhando, recorrendo a recursos próprios da Prefeitura, para que possamos juntos manter a cidade limpa. A Comurg tem problemas históricos e estamos buscando soluções”, afirmou.

A coleta de lixo tem sido um problema constante no município nas últimas décadas. Com a terceirização do serviço, o prefeito Rogério tem convicção de que a atual administração irá promover a solução definitiva para a questão, garantindo uma coleta contínua e eficiente, de uma vez por todas, aos goianienses.