Rogério Cruz entrega revitalização da praça do Residencial Aruanã I com quadra poliesportiva

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz entregou a revitalização da praça do Residencial Aruanã I com quadra poliesportiva nesta terça-feira, 11. Ao lado do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, ele destacou o propósito da gestão em valorizar o esporte e o lazer.

“É uma alegria poder entregar mais uma revitalização de praça, mais uma quadra poliesportiva, por meio da Comurg e da Seinfra. Já aproveitei para usufruir do espaço jogando vôlei com os secretários aqui presentes. Esporte é vida, lazer e saúde. É isso que nós queremos para nossa cidade e é o que estamos fazendo pela população”, destacou o prefeito.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, parabenizou os servidores da Companhia por mais uma entrega e agradeceu ao prefeito pelo apoio e confiança. “É mais uma obra entregue pela gestão Rogério Cruz, em benefício à Região Leste. A população solicitava a revitalização da praça há muito tempo, por isso é gratificante poder entregar um equipamento público como essa quadra poliesportiva, para que a comunidade aproveite com segurança”, frisou.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, ressaltou o serviço de iluminação em LED, que traz mais segurança à região da praça. “É preciso que nossas crianças tenham espaços para brincar e que as famílias possam usufruir do direito de lazer, em um local bem iluminado e seguro. Uma praça com quadra poliesportiva é qualidade de vida para a população”, disse.

A obra foi realizada a partir de emenda impositiva do vereador Anderson Sales Bokão no valor de R$ 230 mil. “Rogério Cruz é um grande tocador de obras. Quando um prefeito cuida de pessoas, o resultado é este aqui. Ele assume, faz valer, manda fazer e entrega para a população”, afirmou o vereador, ao destacar obras realizadas na atual gestão em benefício à região, como revitalização de vias, entrega do campo sintético Maguito Vilela, o Viaduto Lauro Belchior, dentre outras.

Com área total de 1.254 m², a praça recebeu palmeiras e mudas de ixora-vermelha. O espaço de convivência conta também com bancos de madeira e mesas para jogar xadrez. Durante os últimos dias, o Residencial Aruanã I recebeu reforço na limpeza realizada por equipes da Comurg, por meio de frentes de serviço de remoção de lixo, varrição e roçagem.

Esporte para todos

Leila de Castro, 40 anos, moradora da região e mãe de duas crianças, relata a satisfação ao presenciar a entrega da revitalização do espaço que faz parte da infância dela. “Hoje trago meus filhos, mas já brinquei muito aqui. Ver a praça revitalizada com quadra poliesportiva é uma grande alegria pra mim”, conta.

O vereador Anderson Sales Bokão também destacou suas memórias na região, especialmente na praça. “A população sempre cobrou a quadra. Exatamente aqui nesse lugar, tenho lembranças da nossa infância. Muitos jogadores que hoje estão em times profissionais, jogaram aqui”, ressaltou.

O secretário municipal dos Esportes, Danilo Rabelo, frisou o cuidado de Rogério Cruz com a garantia do acesso à prática de atividades físicas e a importância de os vereadores destinarem emendas para o esporte. “O prefeito estabeleceu a meta de levarmos esporte a todos os cantos de Goiânia. Vamos estruturar novas quadras, trazer professores para oferecer atividades. A cada R$ 1 investido no esporte, é uma pessoa a menos na criminalidade”, enfatizou.

“É importante que os vereadores destinem emendas a equipamentos e pastas diversas, pensando na população. Mas também é preciso que o gestor queira cumprir as emendas. Agora o prefeito está cumprindo”, destacou Rogério Cruz, ao parabenizar o vereador Anderson Sales pela preocupação com o esporte e o lazer.

Participaram do evento, dentre outras autoridades, o presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas), Welmes Marques e os secretários municipais Valfran Ribeiro (Planejamento Urbano e Habitação) e Marcelo Torrubia (Mobilidade).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp