Press "Enter" to skip to content

Roma vence o Feyenoord e conquista a edição inaugural da Liga Conferência

Última atualização 25/05/2022 | 18:13

A taça da 1ª edição da Liga Conferência, uma espécie de terceira divisão de clubes da Europa, tem dono. Trata-se da Roma, que venceu o Feyenoord por 1×0 na Arena Kombëtare, em Tirana, na Albânia. Foi a primeira vez na história que o clube italiano faturou um troféu continental. Além disso, o técnico Mourinho venceu o seu primeiro título pela equipe, o 26º de sua carreira.

A final da Liga Conferência

Não foi um primeiro tempo de grandes oportunidades na decisão da Liga Conferência. Em termos de posse de bola e volume de jogo, o Feyenoord apresentava uma ligeira melhor exibição, mas o equilíbrio era notável. Como era de se esperar, o gol inaugural saiu em decorrência de um detalhe.

Aos 31 minutos, Mancini fez o cruzamento na área. O zagueiro Trauner subiu para cortar o passe, mas não alcançou. A bola sobrou no peito de Zaniolo, dentro da área, e o atacante precisou apenas dar um pequeno toque para deslocar o goleiro Bijlow quando o dito cujo saiu do gol. Curiosamente, esse foi o primeiro chute da Roma no confronto.

No restante da etapa inicial, o que se viu na Arena Kombëtare foi um duelo de bastante nervosismo entre as partes, algo comum quando um título está na contenda. No segundo tempo, o sentimento deu lugar ao desespero pelo empate, por parte dos holandeses, e a necessidade de segurar o resultado, por parte dos italianos.

Logo no primeiro minuto da etapa final, Mancini quase fez gol contra e a bola bateu na trave. No rebote, o goleiro Rui Patrício defendeu conclusão de Til, mantendo a vantagem da Roma na final da Liga Conferência. O arqueiro português ainda precisou trabalhar mais vezes, pois o Feyenoord se lançou com tudo para o ataque.

Nos últimos minutos, o embate foi ficando cada vez mais imprevisível, com os goleiros se transformando em protagonistas. Um gol para qualquer um dos lados seria primordial para o destino da partida. Para a Roma, confirmaria de vez a conquista. Para o Feyernoord, significaria uma sobrevida na decisão. No entanto, as redes não voltaram a balançar e isso favoreceu os italianos.