Encerrada no último domingo, 2, a Romaria do Divino Pai Eterno reuniu cerca de 3 milhões de pessoas pelos dez dias de evento, na cidade de Trindade, Região Metropolitana de Goiânia.
O levantamento é da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Trindade e do Santuário Basílica de Trindade. Os mais de 3 milhões participaram das quase 200 celebrações, entre elas: missas, novenas, batizados, confissões, procissões, orações do terço, alvoradas e vigílias.
Na última quinta-feira, 29, aconteceu o desfile dos carreiros que reuniu quase 300 carros de boi, sendo encerrado com o show do cantor Roberto Carlos, organizado pela Prefeitura de Trindade, que reuniu 100 mil pessoas.
Romaria é tradição há mais de 180 anos
Tradição religiosa no estado de Goiás há mais de 180 anos, a Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, a 18km de distância de Goiânia, é a maior festa religiosa da Região Centro-Oeste.
Com início datado por volta de 1840, a história da tradição conta que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, debaixo da terra na lavoura em que trabalhavam, um medalhão de barro de oito centímetros com a estampa do Pai, Filho e o Espírito Santo coroando Nossa Senhora.
De acordo com a história, o dois beijaram a imagem, a levaram para casa e a colocaram em um altar, para o qual dirigiram suas orações do terço em família e, depois, com os vizinhos. Em razão dos milagres testemunhados, a notícia do medalhão se espalhou pela região.