Press "Enter" to skip to content

Romaria do Divino Pai Eterno 2023 está chegando ao fim; 2 milhões de romeiros visitaram Trindade

Última atualização 02/07/2023 | 11:41

Depois de mais de uma semana de celebrações, a Romaria do Divino Pai Eterno 2023 está chegando ao fim neste domingo, 2. O evento que contou com caminhadas, inúmeras missas e até show gratuito do rei Roberto Carlos está sendo considerado como um dos maiores de todos os tempos.

Um relatório apresentado durante a oitava reunião da Sala de Coordenação Integrada da Prefeitura de Trindade, que inclui representantes das forças de segurança estaduais, como a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros (CBM), revelou que um total de 2 milhões e 34 mil pessoas estiveram na cidade entre os dias 23 e 29 de junho, os primeiros oito dias do evento religioso. Espera-se que esse número de peregrinos ultrapasse os 3 milhões até o encerramento do evento.

“A Romaria 2023 já se configura como a maior e mais segura de todos os tempos. O número de romeiros é muito grande e a tranquilidade que observamos já deixa marcas neste ano. São pouquíssimos registros em comparação ao grande volume de visitantes. Até domingo iremos superar os três milhões de romeiros do Divino Pai Eterno”, afirmou o presidente da Sala de Gestão Integrada, Rodrigo Bueno.

De acordo com a instituição, a taxa de ocorrências reportadas pelas forças de segurança foi baixa. Até a divulgação do relatório, foram fornecidas diretrizes para pessoas que desrespeitavam a lei ao utilizar sistemas de som em veículos além dos limites permitidos. Além disso, foram registrados dois casos de agressões físicas envolvendo indivíduos embriagados, e ocorreu a apreensão de celulares furtados.

Já no âmbito da saúde, um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram contabilizados mais de 1.400 atendimentos de natureza não urgente, como casos de crises hipertensivas e desidratação.

Encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno 2023

Ainda neste domingo, 2, a partir das 17h30 terá a Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Igreja Matriz até a praça do Santuário Basílica. É recomendável levar velas. Já no dia seguinte, pela manhã, serão realizadas missas para rezar pelos romeiros falecidos.