Press "Enter" to skip to content

Romário Policarpo sanciona lei que muda nome da Av. Castelo Branco

Última atualização 19/11/2022 | 08:37

O prefeito de Goiânia em Exercício, Romário Policarpo, sancionou, nesta sexta-feira, 18, lei que muda o nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado. Comerciantes da região terão cinco anos para fazer adequação ao novo nome. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal na quinta-feira, 17.

Homenagem na Castelo Branco

A matéria é de autoria do presidente em exercício da Câmara Municipal, Clécio Alves. Tem por objetivo homenagear a trajetória de Iris, que foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos. Ainda, foi vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, governador de Goiás, senador da República, ministro da Justiça e da Agricultura. Faleceu em novembro de 2021.

Na justificativa do projeto, o autor ressalta a importância da alteração. Em respeito à história do ex-prefeito, o texto destaca que, no chamado Estado de Exceção, cujo governo de Castelo Branco representava, houve suspensão dos direitos políticos de Iris Rezende, que teve mandato de prefeito cassado.

“A sanção do projeto se torna imprescindível, uma vez que ainda usufruímos tão bem dos feitos propostos pelo ex-prefeito Iris Rezende. Um homem que dedicou sua vida ao povo e às bases populares. Deputado estadual, governador de Goiás, senador da República, ministro da Justiça e da Agricultura, desempenhou com excelência todas essas funções”, afirmou Romário Policarpo.

“A história de Goiânia se mistura com a de Iris. E é preciso lembrar que ele foi precursor do movimento Diretas Já, pela redemocratização do país. Essa homenagem é muito justa”, endossou Romário Policarpo.

Ex-auxiliar das gestões de Iris Rezende, Paulo Ortegal ressaltou que “é emocionante ver a homenagem de um poder que ele tanto admirava, que é o Legislativo municipal”. Segundo avalia, “é uma bela forma de agradecermos a esse homem que dedicou sua vida a fazer o bem pelo povo, e sonhava com a viabilização dessa Agrovia”.

Autor da matéria, Clécio Alves disse que “todas as homenagens que pudermos render a Iris Rezende são justas e merecidas. Esta, embora muito importante, é apenas uma delas”, afirmou.

Iris Rezende foi eleito pela quarta vez prefeito de Goiânia no segundo turno das eleições de 2016. Faleceu em novembro do ano passado, aos 87 anos de idade.

Participaram da solenidade de sanção o chefe de Gabinete do prefeito Rogério Cruz, José Firmino Alves, secretário de Governo, Michel Magul, vereadores Henrique Alves, Juarez Lopes, Pastor Wilson, Geverson Abel, Welton Lemos, Paulo Magalhães, Paulo Henrique da Farmácia e Kleybe Morais.