Neste sábado, 03, em visita ao distrito de Olhos D’Água, localizado em Alexânia, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, apresentaram aos artesãos o Sistema do Artesanato de Goiás, que objetiva proporcionar estrategicamente o segmento no mercado goiano, conectando a cadeia ao mercado.
O sistema prevê a criação do Selo do Artesanato Goiano, que identificará todas as peças produzidas no Estado. “É uma reivindicação de todos os artesãos. É um Selo daquilo que é originado em Goiás, da nossa cultura, no nosso material do Cerrado. Isso vai fazer toda a diferença dos outros Estados, e Goiás preservará sua cultura, mantendo seu artesanato identificado”, declarou o governador.
Gracinha Caiado informou que para auxiliar os artesãos a avançarem seus negócios, existe uma série de ações em andamento, que foram feitas por diversas Secretarias de Estado. “São pessoas que têm talento e produzem peças de alta qualidade, mas não tinham apoio para divulgar e comercializar suas criações. Nosso objetivo é fomentar o artesanato e, assim, fortalecer a cultura e resgatar nossas tradições”, afirmou. Entre as ações está a produção de um site em que todos os artesãos podem cadastrar e vender o produto em todo país e exterior.
Fotos: Vinícius Schmidt