Nesta quarta-feira, 14, o governador Ronaldo Caiado encaminhou, à Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui o Programa Educação Plena e Integral. No texto da justificativa, o governador explica que o objetivo é desenvolver políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do aprimoramento e da difusão da educação em tempo integral.
Se aprovada, a lei irá normatizar o ensino em tempo integral no estado. O foco é garantir o desenvolvimento de crianças e jovens da rede de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º, 2º e 3º série). O objetivo é que os estudantes permaneçam na escola das 7h30 às 17h30.
Atualmente, o Estado conta com 149 unidades de tempo integral, localizadas em cerca de 70 municípios. Por meio do projeto encaminhado à Assembleia, as escolas convencionais passam a ser denominadas Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) e têm uma jornada escolar ampliada, com conteúdos pedagógicos, métodos didáticos, gestão curricular e administrativa próprios.