Press "Enter" to skip to content

Ronaldo Caiado vence no primeiro turno, conforme pesquisa eleitoral

Última atualização 21/05/2022 | 14:58

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lidera com folga a disputa pelo Governo do Estado e, atualmente, levaria a disputa já no 1º turno em qualquer configuração estimulada apontada em uma pesquisa recente.

Pré-candidato ao posto, o governador vence em dois cenários estimulados – com a presença ou não de Marconi Perillo (PSDB) – que ainda não bateu o martelo se será candidato. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasmarket Inteligência em Pesquisa entre os dias 09 e 13 de março.

Na primeira sondagem estimulada, quando é apresentado o nome dos candidatos na cartela, Caiado soma 46,3% das intenções de voto, 20% a mais que os concorrentes. Isso por que, em segundo, está o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), com 18,9% da preferência do eleitor goiano. Na sequência, está o Major Vitor Hugo (PL), com 6,1%. Já o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), Volmir Amado (PT) foi citado por 1,3% dos entrevistados. Indecisos ou não sabem são 11,3% e Nulo ou Branco fecham com 16,3%.

Ainda na estimulada, o instituto também acrescentou o nome de Marconi Perillo – mas que pouco mudou a configuração da pesquisa. Nesse caso, Ronaldo Caiado segue líder absoluto com 44, 1% das intenções de voto, Mendanha está em segundo com 16,1% e Marconi Perillo fica na terceira posição, com 9,6%, Vitor Hugo, 5,5% e Wolmir Amado, 0,8%. Indecisos e nulos somam 23,9%.

Vale ressaltar que, na prática, conforme as regras eleitorais, para fechar a disputa em primeiro turno é necessário que o candidato tenha 50% dos votos válidos (ou seja, excluindo brancos e nulos) mais um.

 

Espontânea

O governador Ronaldo Caiado também está à frente  quando a pesquisa é espontânea – quando o entrevistador não aponta cartela com nome de nenhum candidato ao eleitor. Nesse cenário, Caiado foi citado por 14% dos entrevistados, exatamente quatro vezes a mais que o segundo colocado, Gustavo Mendanha, com 3,5%.

 

Rejeição

De quebra, Marconi Perillo é o mais rejeitado por todos os entrevistados. Ao questionar em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum, ele aparece em 46,3% das vezes. Major Vitor Hugo está em segundo, com 33,5% e Volmir Amado em terceiro, 27,9%. Ronaldo Caiado aparece na sequência, com 24,6% das citações.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada a pedido da Associação Goiana de Nelore (AGN). A Brasmarket entrevistou 800 pessoas, entre os dias 9 e 13 de maio em mais de 50 municípios goianos.