Saiba quem é o radialista que mandou Moraes enfiar tornozeleira no cu
Roque Saldanha é radialista e se intitula jornalista investigativo, além de membro da bancada da bala. Ele foi candidato em 2022.
Roque Saldanha (foto em destaque) ganhou as redes sociais nesta semana após xingar e mandar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enfiar uma tornozeleira eletrônica “no cu”. Saldanha cumpria medidas cautelares e é investigado por articular atos criminosos contra o Estado Democrático. Nessa terça-feira (26/11), ele publicou um vídeo xingando e afrontando Moraes, após o ministro pedir a prisão do radialista por quebra das medidas cautelares.
Nas redes, Saldanha se identifica como locutor, apresentador, rádio, tv, shows e eventos, além de “a voz de trovão do Brasil”.
Ele também se apresenta como homem de direita e membro da bancada da bala. Natural de Carlos Chagas (MG), ele foi candidato ao cargo de deputado federal de Minas Gerais (MG) em 2022, pelo PSC. Porém, não chegou a ser eleito.
De acordo com o processo que tramita no STF contra Saldanha, ele usava as redes sociais para convocar e incentivar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” e aos ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em algumas postagens, ele teria, supostamente, dado a entender que iria para Brasília armado. Preso em janeiro de 2023 pelas incitações de golpe e violência, ele foi solto no final do mesmo mês e sob a condição de cumprir medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de Governador Valadares (MG).
Porém, de acordo com o processo, o radialista, por diversas vezes, saiu do perímetro permitido e o sinal da tornozeleira dele chegou a ser perdido por mais de uma vez. Por isso, em 24 de novembro, Moraes pediu a prisão preventiva de Saldanha.
Na terça-feira, Saldanha publicou um vídeo mostrando a tornozeleira quebrada, fala que Moraes “não é homem” e ainda manda o ministro “enfiar a tornozeleira no cu”. No vídeo, ele afirma que a tornozeira estava “cozinhando” a perna dele. Saldanha diz que o ministro “sabia disso e todo dia ficava com essas palhaçadas pedindo documento”. “Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz. […] O senhor é safado. […] Estado de direito é o cu do senhor. O senhor pega essa tornozeleira, abre seu cu e enfia dentro, rapaz”, completou o radialista.