No fim da tarde desta terça-feira, 11, uma equipe de policiais federais foi atacada por disparos de arma de fogo quando se preparava para deixar a comunidade indígena Palimiu, às margens do rio Uraricoera, em Roraima. De acordo com informações da Polícia Federal, os disparos partiram de uma embarcação de garimpeiros que passava pelo rio quando a equipe estava prestes a voltar para Boa Vista (RR).
A equipe atirou de volta contra os garimpeiros, de acordo com relato da assessoria de imprensa da Polícia Federal em Roraima. Não foi registrado feridos em nenhum dos lados.
Os policiais federais foram à comunidade depois do ataque de garimpeiros ilegais contra os yanomamis na segunda-feira, 10. Um vídeo da associação yanomamis mostra a chegada de uma lancha de garimpeiros, os disparos e a fuga de mulheres carregando seus filhos.
Conforme a Polícia Federal, não foram encontrados corpos no local, no entanto, os indígenas mantêm a versão de que três garimpeiros morreram durante o tiroteio e foram levados por seus companheiros.
O presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Junior Hekurari Yanomami, declarou que além dos três garimpeiros que morreram na ação, outros cinco foram feridos.
Os policiais federais declararam que apenas um indígena foi atingido de raspão, sem gravidade, durante o conflito.
Os indígenas ainda apreenderam um garimpeiro que foi levado pela Funai à Superintendência da Polícia Federal na segunda-feira. Ele foi ouvido e liberado. De acordo com informações da Polícia Federal, ele estava indo do rio Uraricoera em direção ao garimpo quando foi abordado pelos indígenas. Logo após, outra embarcação apareceu com não indígenas e começou a atirar.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)