A diretoria da Rosas de Ouro assume erro pelo rebaixamento e pede desculpas pela punição que tirou pontos da escola no carnaval. A escola terminou em penúltimo lugar e vai disputar o Grupo de Acesso 1 em 2027. A agremiação já começou em desvantagem devido ao atraso na entrega das pastas aos jurados.
Desolada, a comunidade vai deixando a quadra da Rosas após o rebaixamento no carnaval de 2026.
A diretoria da Escola de Samba Rosas de Ouro emitiu um comunicado na madrugada desta quarta-feira (18) se desculpando pelo atraso na entrega das pastas técnicas aos jurados que levou à punição da escola e, consequentemente, ao rebaixamento da agremiação da Brasilândia. No comunicado, a diretoria da Rosas disse que o rebaixamento no ano seguinte ao título comemorado pela escola é um dos “dias mais difíceis da história” da agremiação.
“Sabemos que vivemos um dos dias mais difíceis da história da Sociedade Rosas de Ouro. A dor é coletiva, e ela nos atravessa porque amamos profundamente nosso pavilhão. Nossa diretoria assume integralmente a responsabilidade pelos acontecimentos e pede as mais sinceras desculpas a toda nação azul e rosa”. “O momento é de reflexão, união e reconstrução. É hora de aprendermos com os erros, fortalecermos nossos laços e reafirmarmos o compromisso com a nossa comunidade, com nossos segmentos e com cada apaixonado por nossa escola”, afirmou.
Apesar de ter feito uma apresentação considerada consistente, a escola já começou a disputa em desvantagem: perdeu 0,5 ponto por atraso na entrega das pastas técnicas destinadas aos jurados. A punição deixou a escola em desvantagem durante toda a apuração de 2026 e causou a queda para o Grupo de Acesso 1 em 2027.
Os diretores da Rosas também disseram que seguirão trabalhando firmes para voltar ao Grupo Especial no próximo ano e superar essa página no carnaval de 2026. “A Rosas de Ouro é maior do que qualquer adversidade. Seguiremos firmes trabalhando com humildade e determinação para honrar nossa história e escrever, juntos, novos capítulos de superação!”, escreveu. “Queremos agradecer, de coração, o empenho, a entrega e a dedicação de cada componente que esteve conosco no Carnaval 2026. Vocês são a força vital que move a nossa escola”, afirmou o comunicado.
Nas redes sociais, os integrantes da escola não pouparam a Diretoria das críticas. E consideraram um erro gravíssimo a escola não ter entregue a pasta aos jurados no prazo determinado, um erro que poucas vezes se viu na história recente do carnaval paulistano. “Das 32 escolas de samba (Grupo Especial, Acesso 1 e Acesso 2), vocês têm noção de que o Rosas de Ouro foi a ÚNICA que não entregou a pasta no prazo? Esse erro é inadmissível e praticamente irreparável, ainda mais vindo da atual campeã. Quando se ocupa um cargo de responsabilidade, é preciso arcar com as consequências”, escreveu Davi Baraniewski.




