Press "Enter" to skip to content

Roteiro repetido: nos pênaltis, Vila Nova perde a Copa Verde

Última atualização 20/11/2022 | 08:38

Quase 25 mil torcedores se decepcionaram na noite deste sábado, 20. No Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Vila Nova recebeu o Paysandu pelo jogo de volta da grande final da Copa Verde de 2022. O Tigre vencia até os 49 minutos do segundo tempo, quando o Papão empatou em cobrança de falta e o duelo terminou em 1×1. Nos pênaltis, a equipe do Pará se sobressaiu e faturou o tricampeonato, enquanto os goianos voltaram a ficar com o vice.

Vila Nova deixa escapar o título

O confronto estava recheado de expectativa. Durante toda a semana, o Vila Nova realizou uma campanha intensa nas redes sociais, incentivando o torcedor a marcar presença no Serra Dourada. A torcida colorada aderiu e fez a sua parte, a fim de incentivar o time na decisão.

No jogo de ida, as equipes empataram em 0x0. Com isso, se houvesse um vencedor em Goiânia, esse clube ficaria automaticamente com o título. No entanto, em caso de novo empate, a disputa iria para os pênaltis.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, Matheuzinho marcou e colocou o Vila Nova perto da taça. A cada minuto que passava, o Tigre ficava mais próximo de conquistar o título. O time teve várias oportunidades de “matar” a partida, com direito a bola na trave de Alex Silva e boas defesas do goleiro Thiago Coelho.

Quando o duelo se aproximou dos acréscimos, a torcida no Serra Dourada começou a se empolgar e soltar gritos de “é campeão!”. Porém, o Paysandu ganhou uma última chance na bola parada. Na volta final do relógio, João Vieira cobrou falta no canto para empatar a peleja no apagar das luzes. Assim, o jogo foi para os pênaltis.

Na primeira série, Wagner, do Vila Nova, e Marlon, do Paysandu, converteram seus chutes. Porém, Sousa mandou na trave e Ricardinho colocou o Paysandu em vantagem. Alex Silva igualou e Gabriel Davis finalizou para fora. Naquele momento, o Tigre ganhou uma sobrevida.

Entretanto, tudo foi por água abaixo quando Diego Tavares também errou. João Vieira não desperdiçou, e Rafael Donato deu o último suspiro do Vila Nova. Contudo, Patrick Brey anotou o gol do título.

Campeões da Copa Verde

O Paysandu se isolou como o maior campeão da Copa Verde, com três títulos (2016, 2018 e 2022). O Cuiabá vem logo atrás, com dois troféus (2015 e 2019). Remo (2021), Brasiliense (2020), Luverdense (2017) e Brasília (2014) ganharam uma vez cada.

O Vila Nova, por sua vez, chegou à sua segunda final de Copa Verde, de maneira consecutiva. Em 2021, perdeu nos pênaltis para um clube do Pará, o Remo. Em 2022, repetiu o roteiro e perdeu nos pênaltis para outro clube do Pará, o Paysandu.

Nenhuma equipe goiana até hoje conseguiu faturar o torneio, que conta com representantes das Regiões Centro-Oeste e Norte, além do Espírito Santo.