O Rio Grande do Sul registrou as duas primeiras notificações de suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Saúde está analisando um caso em Porto Alegre e outro em Santa Maria, na Região Central do estado. Tanto a Secretaria da Saúde do RS quanto a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre afirmam que o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu as duas notificações, porém a de Santa Maria foi descartada após uma avaliação preliminar. Os dados foram divulgados no sábado, com 14 casos confirmados de intoxicação por metanol e 148 em investigação em todo o Brasil.
A maioria das notificações é de São Paulo, com 162 casos em investigação e 14 confirmados, além de um óbito. O Ministério da Saúde está investigando outras 13 mortes por suspeita de intoxicação por metanol, sendo sete em São Paulo, três em Pernambuco, um na Bahia e outro em Mato Grosso do Sul. Todos esses dados referem-se às notificações registradas até as 16h do mesmo sábado.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul afirmou que foram notificados, no mesmo sábado, um caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O Cevs recebeu duas notificações, sendo uma delas descartada após a avaliação inicial. O caso em investigação envolve um homem de 38 anos, morador de Porto Alegre, que relatou consumo de uma bebida alcoólica oriunda de São Paulo. O paciente está com alta prevista ainda naquela noite, com amostras de sangue coletadas para análise do caso.