Rua vira “rio de lama” e causa estragos na encanação da Saneago, em Aparecida de Goiânia

Moradores disseram que a forte enxurrada leva a terra e deixa o encanamento da Sanego à mostra, provocando estragos e vazamento de água

Terra, buracos para todo lado e desperdício de água. Esse é o cenário descrito ao Diário do Estado pelos moradores da Rua São Clemente, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. A população, inclusive, tem se preocupado também com a forte enxurrada que desce pela rua levando lixo e terra para as casas.

O entregador, Marcondes Pereira de Moura, de 36 anos, explica que quando há uma chuva forte, a terra da rua é levada pela água, fazendo com que o encanamento da Saneago que passa pelo local fique exposto. Ainda de acordo com Marcondes, quando os canos são ficam à mostra, a água é desperdiçada, já que a rede é danificada pela terra e pedras que descem com a enxurrada.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

“O jeito aqui é asfalto mesmo, essa é a solução, não adianta passar só maquina não. Sempre que chove é assim, os canos ficam de foram e estouram. A Saneago sempre arruma, o problema é a prefeitura que não faz nada. A rua está parecendo mais um rio. A gente sabe que não vai asfaltar por agora mesmo, mas pelo menos poderiam manusear a água para ir para outra rua. A população pede providências”.

Cano estourado pela enxurrada / Foto: Arquivo pessoal

Asfalto

Marcondes diz que a prefeitura prometeu asfaltar a região no ano que vem, mas que não está confiante de que a promessa vai se concluir, umas vez que houve falar sobre o setor ser asfaltado há cerca de 30 anos, período em que mora no bairro.

“Cheguei aqui com 6 anos de idade, a situação é difícil e todo ano piora. Tem que fazer uma boca de lobo, sei lá. Alguém tinha que fazer  alguma coisa pra gente, os carros atolam direto, nem Uber quer vir na casa da gente porque não quer entrar em buraco. A rua São Clemente é a sua mais prejudicada do setor, já que a terra da parte de cima vem tudo pra cá”.

Rio de lama na Rua São Clemente / Foto: Arquivo pessoal

Período chuvoso

O período chuvoso é a época mais difícil enfrentada pela população, segundo o servidor público, Daniel Bernardo dos Santos. Daniel, que é um dos moradores mais antigos da região diz que os problemas de infraestrutura se multiplicam com a chegada da chuva.

“Moro no setor desde 1998. Desde que cheguei aqui é o mesmo sofrimento, todo ano é a mesma rotina. Quando começa a chover a rua fica neste estado, nem dá para andar direito, estacionar o carro na garagem então. O que a gente mais sofre aqui é com o asfalto, mas também tem a questão da iluminação publica. A gente já pediu a solução para a prefeitura, mas ela joga para a Enel. A gente procura a Enel, eles nos jogam para a prefeitura. Sempre é assim”.

Rua repleta de buracos, com um cano da Saneago exposto / Foto: Arquivo pessoal

Assista o vídeo do rio de lama:

Nota Prefeitura de Aparecida de Goiânia

“A secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que atua neste momento em 13 frentes de pavimentação em toda a cidade. Informa que as ruas do setor Buriti Sereno que ainda não contam com o benefício entrarão no projeto de pavimentação que será realizado com recursos de financiamento externo que a prefeitura de Aparecida está adquirindo. Informa ainda que encaminhará uma equipe para realizar o patrolamento da via, minimizando assim os problemas para os moradores durante o período chuvoso”.

Tags: