Rubens Sardinha: exemplo no serviço público

“Pergunte ao Dr. Sardinha; consulte o Dr. Sardinha que ele tem a solução”. São frases ouvidas a todos momento na Assembleia Legislativa, seja dos simples aos mais graduados funcionários da Casa, ou entre deputados de todos os partidos, nos assuntos jurídicos administrativos. Dr. Sardinha, na verdade é Rubens Sardinha Bueno da Costa, o funcionário mais demandado no Palácio Alfredo Nasser, que chegou ali ainda menino há 41 anos.

Nascido e criado na Cidade de Goiás, o filho de um comerciante e de uma dona de casa com nove filhos, veio para Goiânia em 1971 onde inicia uma jornada na vida política goiana. Agora, prestes a se aposentar, o Doutor Rubens Sardinha Bueno contou sua história ao colunista Divino Olávio, do Diário do Estado.

No início de carreira, por meio de um conhecido de seu pai tinha “a influência certa para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho”, o então presidente da Assembleia Legislativa, Brasílio Caiado, conseguiu uma vaga para Sardinha no departamento de Relações Públicas. “Nesse período eu passei por várias seções, várias funções na diretoria de relações-públicas”. O próximo passo foi a folha de pagamento, ele foi transferido para a confecção da folha. Mas Sardinha queria mais.

Ao surgiu uma vaga no plenário, ele foi lotado na Casa e desempenhou várias funções que iam desde servir café para deputados até distribuir os lugares dispostos no plenário. Algum tempo depois Sardinha assumiu a chefia da diretoria do Plenário e nesse meio tempo foi aprovado na Faculdade de Direito.

“Meu sonho era advogar, eu conheci um advogado e ele me convidou para por uma mesa lá. Então no primeiro ano eu já comecei a advogar, eu saía, eu cumpria precatória, visitava os advogados. Depois eu fui aprendendo e quando me formei já conhecia muito do direito e fiquei sócio do escritório” relembra.

Especializado na área Civil do Direito, Sardinha foi promovido para o departamento de Comissões e, graças ao seu passado bem-sucedido, chegou até a coordenadoria geral das comissões. Daí para frente ascendeu para a Procuradoria Jurídica na Assembleia Legislativa e posteriormente foi convidado a assumir a coordenação de todas a seções parlamentares e de toda a diretoria parlamentar do Tribunal de Justiça. “Tem doze anos que muda de presidência e eu estou na diretoria” esclarece.

REFERÊNCIA
Quando surge alguma dúvida, as pessoas não hesitam em ‘procurar o Sardinha’. Ele atribui esse sucesso a sua paixão pelo que faz. “Eu gosto muito do que eu faço, eu entrei na Assembleia e me apaixonei pelo poder Legislativo. Eu vejo que é uma carreira, esse poder legislativo ele emana do parlamento é o mais importante”, diz sobre ser a referência na Assembleia.
Sardinha não assume seu sucesso sozinho, cita como exemplo a ser seguido o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, que começou do zero e hoje é referência para os cidadãos goianos. “Todos os parlamentares de renome que cresceu aqui. Que começou do zero. Temos o exemplo do governador Marconi, eu considero o melhor governador do País. Então, esse prazer que eu tenho de dedicar ao parlamento que eu considero a minha casa. A minha vida está no poder legislativo” finalizou.

FIM DE CARREIRA
Agora, com os dias contados para a aposentadoria, Sardinha agradece pelo caminho que trilhou durante esses 46 anos de carreira.
“Eu agradeço a deus. Faço o que eu gosto, peço a deus para me iluminar todos os dias, que eu saio de casa para o meu trabalho, para eu ter muita serenidade, para eu ter equilíbrio e muita saúde. Procurar respeitar todo ser humano que vier conversar comigo. Sou apaixonado, agradeço a deus por ele ter me dado essa oportunidade e eu ter conseguido agarrar com firmeza”, finaliza Sardinha.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos