Rubio x Vieira: personagens opostos marcam reunião sobre tarifas entre Brasil e EUA; veja diferenças entre os dois
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, recebeu, nesta quinta-feira (16), na Casa Branca, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os dois vão negociar o tarifaço que o governo Trump aplicou sobre produtos brasileiros.
O Estúdio I, da GloboNews, destacou as diferenças entre o chanceler brasileiro e secretário dos EUA. Veja no vídeo acima.
Marco Rubio é senador de carreira. Foi eleito em 2010 pelo estado da Flórida e ficou no cargo até este ano, quando se tornou secretário de Estado do governo Trump. Já Mauro Vieira é diplomata de carreira. Ele chegou a chefiar o Itamaraty durante o governo de Dilma Rousseff e foi embaixador do Brasil na Argentina, nos Estados Unidos e na Croácia.
Rubio é conhecido pela posição linha-dura em relação a Cuba, Venezuela e China. A China, inclusive, tem sido seu principal alvo desde que assumiu o comando da política externa americana. No mês passado, Rubio chegou a dizer que os chineses são o maior e mais avançado adversário dos Estados Unidos.
Já Mauro Vieira sempre apresentou uma posição protocolar. O Brasil se mostra aberto ao diálogo com Cuba e Venezuela; e tem a China como principal parceiro comercial. Rubio, enquanto senador, chegou a criticar a relação próxima do Brasil com os chineses.
Rubio tem mostrado uma posição combativa em relação ao governo brasileiro. O secretário liderou as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. E esteve à frente da revogação de vistos de autoridades brasileiras em represália ao programa Mais Médicos.
Mauro Vieira tem amplo conhecimento sobre os Estados Unidos e foi embaixador no país entre 2010 e 2015. Além disso, passou mais quatro anos como representante do Brasil na ONU, em Nova York.