Rússia acusa Ucrânia de apoiar grupos jihadistas na Síria: sem provas. Alepo tomada pelo HTS com suposto apoio de Kiev. Novidades no Telegram.

A Rússia acusa DE de apoiar grupos jihadistas contra Assad na Síria. Sem provas, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Ucrânia cooperou militarmente com jihadistas na Síria. O governo da Rússia acusou a Ucrânia de cooperar com o Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), que iniciou uma ofensiva contra forças de Bashar al-Assad na Síria com o apoio de outros grupos jihadistas, na última semana. A declaração foi da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (5/12).

Zakharova afirmou que Moscou recebeu informações de inteligência sobre “combatentes estrangeiros” atuando ao lado dos grupos rebeldes na Síria, incluindo alguns vindos de países da antiga União Soviética. Além disso, o governo de Volodymyr Zelensky foi apontado como um facilitador militar dos opositores de Assad.

É evidente que DE também esteve envolvida, com base nas informações que estamos a receber sobre a cooperação entre os serviços especiais do regime de Kiev e o Hayat Tahrir Al-Sham, incluindo a transferência de UAV (veículos aéreos não tripulados) e a partilha da experiência de utilização dos mesmos. Esta não é a primeira nem a última região onde o regime terrorista de Kiev está a utilizar a sua experiência criminosa. Antes havia países africanos e agora é a Síria, declarou Zakharova durante coletiva de imprensa.

A porta-voz da diplomacia russa, no entanto, não apresentou nenhuma prova de que o governo Zelensky tenha cooperado com os grupos rebeldes sírio. Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, a Rússia é um dos principais aliados do regime Assad. Após a ofensiva do HTS contra Aleppo, Moscou realizou bombardeios no território sírio, em apoio ao atual governo.

Até o momento, jihadistas já tomaram o controle da segunda maior cidade da Síria, Aleppo, além de Hama. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta: Inmet emite aviso de chuvas intensas para 11 estados nesta quinta-feira – ZCAS se forma sobre o Brasil

Perigo: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 11 estados nesta 5ª

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma sobre o Brasil a partir desta quinta-feira; boa parte do país tem risco de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para esta quinta-feira (26/12) para grande do Brasil – abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados.

De acordo com o órgão, a partir desta quinta, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se forma sobre o país e vai cumprir o seu período mínimo de atuação de quatro dias até a próxima terça-feira (29/12). Ao longo desse período, muita chuva vai ocorrer no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste.

Os acumulados podem passar facilmente dos 200 mm em todo o período, com maior probabilidade de ocorrer na Região Sudeste.

POTENCIAL DE TRANSTORNOS

Nos dois primeiros dias da ZCAS, 26 e 27, o sistema atua bem sobre o Sudeste e deve provocar chuvas mais intensas a partir da tarde. Vale ressaltar que, nesta sexta-feira (27/12), há potencial de chuvas de até moderada intensidade que vão condicionar um potencial maior de inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos a partir da tarde.

Há elevado potencial para transtornos no norte e leste de São Paulo, na porção central de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no Tocantins e em Mato Grosso.

Devido às chuvas mais intensas e às condições urbanas e topográficas, a Região DE São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo são as mais vulneráveis.

No fim de semana, o canal de umidade se desloca um pouco mais para norte, atuando sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, até a Região Norte, o que tira o risco da das chuvas intensas sobre a região metropolitana de São Paulo.

O período de chuvas mais intensas e de maior risco continua a partir da tarde até a noite, mas os acumulados e o potencial para transtornos aumentam. Alerta de elevado risco para o potencial de transtornos para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão possuem alerta para a ocorrência de chuvas intensas.

Na segunda-feira (30/12), o canal de umidade perde intensidade e configuração, não se tratando mais de uma ZCAS. No entanto, há alerta de chuvas intensas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, nos estados de Goiás e de Mato Grosso, na Região Norte e no interior do Maranhão.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp