Press "Enter" to skip to content

Rússia inicia processo para revogar ratificação de tratado nuclear

Última atualização 17/10/2023 | 16:04

Nesta terça-feira, 17, o Parlamento da Rússia deu sinais de uma possível revogação da ratificação do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares. O pacto, inclusive, pode ser abandonado por completo. Foi o que alertou o presidente da câmara baixa aos Estados Unidos. O objetivo, segundo alegam os russo, é restaurar a paridade com os EUA, que, embora tenham assinado o tratado em 1996, nunca o ratificaram. A promessa russa é de não retomar os testes nucleares, a menos que Washington o faça.

Entretanto, esse movimento tem gerado preocupações entre especialistas em controle de armas. Eles temem que a Rússia possa estar se aproximando de um teste nuclear, um ato que poderia potencialmente desencadear uma nova era de grandes potências nucleares. O Ocidente interpretaria isso como uma escalada nuclear russa, especialmente em meio à contínua crise na Ucrânia.

Na primeira de três votações, a câmara baixa do Parlamento russo, conhecida como a Duma, aprovou a retirada da ratificação de forma unânime, com 412 votos a favor e nenhum contra ou abstenções. O presidente da Câmara, Vyacheslav Volodin, membro do Conselho de Segurança do presidente Vladimir Putin, justificou o fato.

“Nosso voto é uma resposta aos EUA, à sua abordagem grosseira em relação aos seus deveres de manter a segurança global. E o que faremos em seguida – se continuaremos a fazer parte do tratado ou não, não diremos a eles. Devemos pensar na segurança global, na segurança de nossos cidadãos e agir de acordo com seus interesses”.

Ação e reação

Volodin também revelou que os EUA solicitaram à Rússia, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), que não revogasse a ratificação. No entanto, ele alegou que a ação de Moscou serve como um alerta a Washington devido à sua falha em ratificar o tratado nos últimos 23 anos. A Rússia ratificou o tratado em 2000.

No último dia 5, o presidente russo Vladimir Putin manifestou que não estava pronto para decidir se a Rússia deveria ou não retomar os testes nucleares, apesar dos apelos de alguns especialistas em segurança e parlamentares russos para que o país realizasse um teste nuclear como um aviso ao Ocidente.

Até o momento, nenhum país, com exceção da Coreia do Norte, realizou um teste nuclear envolvendo uma explosão nuclear neste século. A Rússia pós-soviética nunca conduziu um teste nuclear, sendo o último realizado pela União Soviética em 1990 e pelos Estados Unidos em 1992.