Rússia invade 2ª maior cidade da Ucrânia e explode gasoduto

Mísseis enviados pelo exército de Putin atingiram depósito de lixo radioativo na região, neste domingo (27)

O exército russo invadiu a segunda maior cidade da Ucrânia na manhã deste domingo (27), onde um gasoduto de gás natural foi explodido. Kharkiv, que tem 1,4 milhão e fica no nordeste do país, foi tomada por soldados enviados por Putin, recebidos a metralhadoras, explosões de foguetes e combates de rua. A incursão foi confirmada pelas autoridades locais, que registraram uma morte.

Um prédio residencial de nove andares foi atingido pelas tropas inimigas e 80 pessoas tiveram de ser resgatadas. A maioria delas estava no porão do edifício. Durante os ataques russos hoje, mísseis atingiram um depósito de lixo radioativo fora da capital Kiev e um depósito de petróleo foi incendiado. Não há indícios de vazamento radioativo, porém existem suspeitas de risco de emissão de gases tóxicos com a queima do combustível.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

As cidades de Kherson, no sul, e Berdyansk, no sudeste, também foram bloqueadas pelo inimigo. Em quatro dias de ataque, a Rússia alega ter destruído 975 instalações militares ucranianas, incluindo sistemas de defesa antiaérea. A orientação do governo local é para que civis permaneçam em casa com as janelas fechadas. O centro da cidade está sem energia elétrica.

LEIA TAMBÉM

• Jovem matou ex-sogro após surto provocado por remédios controlados, diz defesa• “Precisa acabar antes do inverno”, diz Zelensky sobre Guerra na Ucrânia• Preço médio da gasolina sobe R$ 0,07 em Goiás após reajuste; diesel também está mais caro

Tags: