Rússia invade Ucrânia; ações militares estão espalhadas pelo país

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). O que, a princípio, parecia um ataque localizado no região leste, das separatistas Donetsk e Luhansk, reconhecidas como independentes pelo governo de Vladimir Putin na última segunda-feira (22), já é anunciado como “total”. A imprensa local relata movimentações militares em várias outras partes do país, incluindo a capital Kiev.

Eram 2h de Brasília, 7h em Kiev, quando surgiu o primeiro alerta de ataque destinado à população. As sirenes da capital começaram a tocar e diversas ações foram adotadas imediatamente, como a suspensão de voos comerciais e a evacuação do aeroporto. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se manifestou via Tweeter relatando que “Putin acaba de lançar uma invasão em grande escala da Ucrânia. Cidades pacíficas ucranianas estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia se defenderá e vencerá.”

Vladimir Putin se pronunciou e fez ameaças a contra eventuais interferências externas, falando em “consequências nunca vistas”. Por enquanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou pedindo que ele recue. Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a Rússia “escolheu uma guerra de perdas catastróficas”.

Nas próximas horas o ocidente deve se posicionar de forma mais efetiva sobre a invasão. Isso não deve passar por um confronto direto, mas sim com a imposição de novas e maiores sanções econômicas para sufocar a economia russa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos