Sábado, 16, é dia de parque e torneios esportivos da Prefeitura de Goiânia

Há várias maneiras de aproveitar o feriadão. Uma delas, e bem saudável, é participar da agenda de torneios esportivos que a Secretaria Municipal dos Esportes (Smesp) da Prefeitura de Goiânia, realiza neste sábado (16), a partir das 8h, em dois parques da cidade.

No Parque Municipal Odilon Soares, no Setor Faiçalville, será disputado o 2º torneio de tênis “Somos Todos Vencedores”, para alunos da iniciação esportiva no tênis. Já no Parque da Vizinhança IV, no Residencial Aquários, acontece o 2° Macambira’s Open de Vôlei de Praia Masculino, com participação aberta à população.

O “Somos Todos Vencedores”, que leva o mesmo nome do projeto social realizado na quadra do Parque Municipal Odilon Soares, em parceria com os professores Amiche e Marinho, chega à segunda edição para proporcionar aos alunos manhã de diversão e competição interna. Conforme o secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, o objetivo é proporcionar aos jovens um sábado diferente.

“Sair um pouco da rotina e levar mais interação, com a entrega de medalhas, e confraternização entre alunos, professores e pais, ao final da competição”, explica.

O 2° Macambira’s Open terá duplas em ação das 8h às 17h, em sistema eliminatório, decidido por sorteio no local da competição. Há limite de 16 duplas para o torneio, que terá premiação para os vencedores. As inscrições devem ser feitas diretamente com o diretor de Esportes da pasta, Diogo Abreu, pelo (62) 982805115.

“Competições são opções de lazer para goianienses que gostam de esportes e não vão viajar no feriado. Sabemos que quem fica, quer se divertir e praticar sua modalidade, assistir, torcer e presenciar uma competição”, conclui Álvaro Alexandre.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos