Sábado será marcado por eclipse lunar em todo o Brasil

Um eclipse lunar parcial deve acontecer neste sábado, 28, a partir das 15h01, com finalização prevista para às 19h30. Ao contrário do solar, é seguro olhar diretamente para a lua, sem a necessidade de óculos de proteção.

Este fenômeno ocorre quando parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, fazendo com que o satélite fique parcialmente escurecido.

Para os residentes de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, o eclipse será mais intenso, enquanto nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, o eclipse será parcial, com apenas 6% de visibilidade. Infelizmente, aqueles que estiverem em outros estados terão que acompanhar o fenômeno por meio de transmissões.

Além do Brasil, o eclipse será visível em diversas regiões ao redor do mundo, abrangendo a Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, bem como áreas nos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, além das regiões Árticas e Antártica, conforme relatado pelo portal Time and Date.

Este será o maior fenômeno até 2025. Para quem tiver interesse em prestigiá-lo poderá acompanhar através de uma transmissão ao vivo pelo canal Time and Date, no YouTube. O Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno pela plataforma, com previsão de início às 16h38 (horário de Brasília).

A boa visualização da Lua está sujeita às alterações climáticas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp