Um eclipse lunar parcial deve acontecer neste sábado, 28, a partir das 15h01, com finalização prevista para às 19h30. Ao contrário do solar, é seguro olhar diretamente para a lua, sem a necessidade de óculos de proteção.
Este fenômeno ocorre quando parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, fazendo com que o satélite fique parcialmente escurecido.
Para os residentes de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, o eclipse será mais intenso, enquanto nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, o eclipse será parcial, com apenas 6% de visibilidade. Infelizmente, aqueles que estiverem em outros estados terão que acompanhar o fenômeno por meio de transmissões.
Além do Brasil, o eclipse será visível em diversas regiões ao redor do mundo, abrangendo a Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, bem como áreas nos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico, além das regiões Árticas e Antártica, conforme relatado pelo portal Time and Date.
Este será o maior fenômeno até 2025. Para quem tiver interesse em prestigiá-lo poderá acompanhar através de uma transmissão ao vivo pelo canal Time and Date, no YouTube. O Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno pela plataforma, com previsão de início às 16h38 (horário de Brasília).
A boa visualização da Lua está sujeita às alterações climáticas.