Saboroso e nutritivo, bacalhau vai à mesa no dia a dia

Bacalhau

Saboroso, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura, o bacalhau é tradicional no preparo de muitas receitas do cardápio da Páscoa. Mas, por ser versátil e fazer muito bem à saúde, seu consumo é recomendado também no dia a dia para quem quer uma dieta nutritiva e balanceada.

“O bacalhau é um peixe magro, rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas A, E, excelentes antioxidantes, B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM. Fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e magnésio, importantes minerais para a saúde óssea, dentária e muscular, o equilíbrio de eletrólitos no sangue e produção de serotonina, hormônio do bem-estar. É, ainda, uma boa fonte de ômega-3, gordura associada à melhora no QI em crianças, redução de náusea na gestação, proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, elenca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Graças ao seu sabor marcante e à sua textura, o bacalhau pode ser feito de diversas formas, de salada a receitas cremosas, bolinhos e assados, e combina com vários acompanhamentos. “Pode ser parte das refeições principais (almoço e jantar), sendo a fonte de proteínas. No formato de bolinhos, por exemplo, pode estar presente em um lanche intermediário”, ensina a nutricionista.

Renata alerta que se deve sempre atentar para a validade do produto e para a dessalga correta, que deve ser feita em geladeira com a troca de água. “É sempre importante fazer a compra do peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado, que atesta a sua qualidade. O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico”.

O Oba Hortifruti oferece a linha Obacalhau, peixe de marca própria, importado direto de Portugal, comercializado em todas as lojas da rede, com garantia de origem e qualidade, com cortes nobres, seja filé, lombo, lascas ou desfiados.

A especialista ensina 4 receitas com Obacalhau para consumo nas refeições diárias.

Bolinho assado de bacalhau

300g de Obacalhau desfiado
50ml de azeite
½ cenoura ralada bem fininha
1 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 tomate médio picado
Purê de duas batatas-doces médias
Cheiro verde a gosto
2 ovos
4 colheres de sopa de farinha de arroz
100g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o Obacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar. Faça bolinhas, arrume em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno por, em média, 30 minutos.

Bolinho assado de bacalhau

Bacalhau com legumes

1kg de lombo de Obacalhau
25ml de azeite extravirgem
1 abobrinha italiana média
1 berinjela pequena
1 tomate médio (não muito maduro)
1 colher de sopa de especiarias de sua escolha
50ml azeite extravirgem
20ml vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
100ml suco de limão
1 cebola
1 pitada de sal
2 pimentas dedo-de-moça
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Para o bacalhau: Grelhe o Obacalhau com o azeite. Reserve
Para os legumes: Corte os legumes em rodelas e grelhe com mais azeite na mesma panela do Obacalhau.
Para o molho: Misture todos os ingredientes

Em uma vasilha, misture o molho ao Obacalhau e aos legumes grelhados.

Bacalhau com legumes

Bacalhau em ninhos

Macarrão tipo ninho
500g de Obacalhau em lascas
Azeite a gosto
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
1 tomate maduro picado
3 colheres de sopa de cheiro verde picado
3 colheres de sopa de creme de leite
2 xícaras de chá de passata de tomate
Sal a gosto
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Deixe o Obacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Cozinhe o Obacalhau até que fique possível desfiar. Espere esfriar e desfie bem. Monte os ninhos de macarrão em uma assadeira. Misture o Obacalhau desfiado com o creme de leite e recheie cada ninho. Em uma panela, refogue o algo e a cebola. Acrescente a passata de tomate e 1 xícara de chá de água. Acerte o sal, acrescente o cheiro verde e desligue (com o molho bem diluído em água, sem apurar). Coloque o molho sobre os ninhos recheados com Obacalhau, o suficiente para quase cobrir cada ninho (não use uma assadeira muito larga!). Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve para cozinhar ao forno por aproximadamente 1 hora.

Bacalhau em ninhos

Salada de bacalhau com endívias

100g de endívias
2 xícaras de chá de salada cremosa de bacalhau do Porto Obacalhau
2 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese

Modo de preparo:

Abra as folhas de endívia em uma travessa. Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau do Porto Obacalhau e sirva em seguida.

Salada de bacalhau com endívias

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp