Início da primavera marca início da safra de mel
Com a chegada da época das floradas, os produtores de mel têm acompanhado com
otimismo os trabalhos das abelhas e das flores, que garantem um mel de boa
qualidade e bons rendimentos na hora de vender.
A florada das laranjeiras tem impulsionado a produção de mel no interior DE — Foto: Reprodução/TV TEM
A florada das laranjeiras tem impulsionado a produção de mel no interior DE — Foto: Reprodução/TV TEM
Na cidade de Ubirajara (DE), os apiários e os pomares de laranja dividem o mesmo espaço, onde as abelhas são responsáveis pela polinização e ainda recolhem o néctar necessário para a produção de mel.
O apicultor José Luís está há 30 anos trabalhando com abelhas e laranjas. Ele explica que a florada exige uma preparação cuidadosa para que as abelhas consigam realizar o seu trabalho e, assim, obter uma boa safra do fruto e do mel.
O sabor e a qualidade do mel dependem de outras flores também, como a cipó uva, que deixa o mel mais escuro e com sabor intenso. Já a flor de laranjeira deixa o mel um pouco mais claro. Essa variedade é um dos fatores que valorizam o produto, já que cada florada deixa suas marcas no aroma e na textura.
Em Alvinlândia (DE), outro apicultor, Eduardo Zanella, trabalha com 300 colmeias espalhadas pela região, onde a localização delas está cercada por flores de cipó, eucaliptos e laranjais, que garantem bastante opções para a polinização das abelhas.
Ele lembra que no último ciclo, conseguiu retirar cinco toneladas de mel. Este ano, ele espera ter um crescimento de até 50%, podendo chegar a dez toneladas. Os fatores climáticos também interferem na produção, pois, se a temperatura passar dos 28 °C, a quantidade de néctar diminui.
O manejo também exige técnica e segurança. Por exemplo, as colmeias de abelhas africanizadas, conhecidas pela sua agressividade, só podem ser acessadas com equipamentos de proteção e o uso controlado de fumaça para deixar as abelhas calmas.
Todos esses cuidados com as flores, com as abelhas e com a natureza garantem tipos de mel que sejam de boa qualidade. O mel brasileiro movimenta a economia com exportação interna e externa.