Press "Enter" to skip to content

Saiba como foram as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil nas capitais

Última atualização 07/09/2022 | 19:35

O bicentenário da Independência do Brasil foi marcado por manifestações em todas as capitais brasileiras, inclusive em Goiânia. Na capital, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foram para o parque Vaca Brava, no Setor Bueno, para uma expressão de apoio ao mandatário nesta quarta-feira, 7. 

Um outro ato aconteceu simultaneamente na Praça Tamandaré, no Setor Oeste, por volta das 16h. Nos locais, os manifestantes carregam faixas com frases antidemocráticas. Boa parte dos presentes estavam vestidos de verde e amarelo, além de carregarem as bandeiras do Brasil. 

Bicentenário reuniu manifestantes em Goiânia. (Foto: Reprodução/G1)

Na Praça Tamandaré, o ato em comemoração ao bicentenário terminou por volta de 17h40. Lá, eles cantaram o hino nacional e discursaram em favor do presidente. As manifestações contaram com a presença de policiais e foram pacíficas. 

Manifestantes se reúnem em todo país

Não só em Goiânia ocorreram manifestações pró-Bolsonaro, mas em grande parte das cidades brasileiras. Em Brasília, por exemplo, foi realizado um desfile cívico-militar com a presença do próprio presidente Jair Bolsonaro, o vice general Braga Netto, e ministros de Estado. O Palácio do Planalto estima que mais de 1 milhão de pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios para comemorar o 7 de Setembro.

Após o desfile, em Brasília, Bolsonaro discursou para os apoiadores, ocasião na qual exaltou programas sociais implantados durante o governo, como o Auxílio Brasil. Ele também comentou sobre a diminuição no preço da gasolina e afirmou que “joga dentro das quatro linhas” da Constituição, em referência às eleições de outubro.

São Paulo

Já em São Paulo, manifestantes se reuniram na avenida Paulista para demonstrar apoio ao mandatário. Mais cedo, houve um desfile cívico-militar na avenida Dom Pedro 1º, no bairro do Ipiranga, para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil. Assim como em Brasília, o desfile foi o primeiro após o início da pandemia de Covid-19.

Rio de Janeiro

Depois de participar do desfile em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro seguiu para o Rio de Janeiro para uma cerimônia em comemoração ao Bicentenário da Independência, em Copacabana. 

Rainha Elizabeth parabeniza o Brasil pelo Bicentenário

O Bicentenário da Independência do Brasil foi lembrado pela rainha Elizabeth, do Reino Unido, que enviou felicitações ao presidente Jair Bolsonaro e ao povo brasileiro. A mensagem foi divulgada pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em sua conta no Twitte.

“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de Independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, disse o comunicado.

Manifestantes se reuniram na Praça Tamandaré e no Parque Vaca Brava, em Goiânia. (Foto: Reprodução/G1)