Saiba como garantir até três anos de auxílio financeiro para o aluguel

Tá difícil pagar o aluguel, né? O reajuste do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) tem assustado os locatários e somado à crise econômica agravada pela pandemia de coronavírus, o preço mensal sobe consideravelmente. Uma ajuda financeira mensal é sempre uma ótima chance de ganhar fôlego no orçamento, por isso o Diário do Estado buscou informações para você pleitear uma ajudinha mensal com esse gasto.

Os residentes em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Novo Gama podem se inscrever em um programa estadual chamado Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social que concede R$350 mensais por até três anos para arcar com os custos de moradia subsidiando locação de imóveis até que as famílias estejam aptas a receber a moradia definitiva.

As pessoas e famílias em vulnerabilidade socioeconômica, estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem) interessados devem se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pela Agência Goiana de Habitação (Agehab).

É necessário estar inscrito no CadÚnico no município do aluguel, ter mais de 18 anos ou ser emancipado e estar domiciliado em município do aluguel por no mínimo 3 anos. Além disso, a pasta exige o atendimento a um dos requisitos abaixo:

– Situação de moradia improvisada;

– Ter perdido o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas;

– Utilizar valor igual ou superior a 50% da renda ao custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento;

– Portador de deficiência ou tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência (PCD);

– Vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva;

– Família monoparental (somente pai ou mãe);

– Idoso;

– Estudante universitário da UEG ou beneficiário do ProBem (frequência mínima de 75%);

– Ter renda familiar comprometida com dívidas formais, comprovado por pesquisa o SPC/SERASA;

– Ser destinatário que tenha pleiteado a doação de imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás com pedido pendente de apreciação ou

– Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás.

Inscrições

As inscrições não têm data limite, ou seja, podem ser feitas a qualquer momento pelo site da Agehab e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3096.5005 ou (62) 3096-5050, das 8 horas às 17 horas, ou ainda pelas redes sociais da pasta no Instagram.

A convocação para análise da documentação e posterior acesso ao benefício ocorrerá por ordem cronológica. Os selecionados terão os R$350 mensais liberados inicialmente por apenas 18 meses, quando uma equipe da Agehab avaliará a situação socioeconômica dos beneficiados. Caso necessário, o Aluguel Social pode ser prorrogado por mais 18 meses.

A meta do governo é atender cerca de 30 mil famílias goianas, conforme demanda mapeada por meio de inscrições na Agehab. Para Goiânia, foram disponibilizados 3 mil benefícios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos